Como tirar a cidadania portuguesa

Desde o ano passado, me tornei cidadã portuguesa. Aliás, a partir do momento que você é um filho ou neto de português você já é Como tirar cidadania portuguesaum cidadão português, mas se nasceu fora de Portugal, precisa oficializar isso.

Se tornar cidadão português te abre uma série de portas principalmente na Europa e também na América do Norte. Você terá livre trânsito pelos países da União Europeia e não precisará de visto para visitar os Estados Unidos (terá que emitir apenas o ESTA que custa US$14) e Canadá.

É um processo caro? É. É um processo demorado? Dependendo da sua situação e dos documentos que você vai precisar pode levar anos, mas o resultado final não tem preço.

Publicidade Relacionada




Então, como começar?

Antes de mais nada, tem direito a cidadania portuguesa descendentes de português como filhos ou ou netos. O primeiro documento que você irá precisar é a certidão de nascimento do progenitor português. Caso já saiba a cidade ou conselho  onde o português nasceu, basta solicitar uma nova certidão de nascimento atualizada através do Portal do Cidadão em PortaldoCidadão.pt.

Para saber a relação completa de documentos que você precisará para iniciar o seu processo de cidadania portuguesa, recomendo acessar o site de alguns dos principais Consulados de Portugal no Brasil e verificar a documentação. É necessário verificar também qual consulado atende o endereço da sua residência:

- Consulado de Portugal no Rio de Janeiro: http://www.consuladoportugalrj.org.br/

- Consulado de Portugal em São Paulo: http://www.consuladoportugalsp.org.br/


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *