Diversos
Como tirar certidão de união estável
Para comprovar um relacionamento perante a lei, não bastam apenas testemunhas. O ideal, é que esta convivência também seja comprovada com documentos. É aí que a Certidão de União Estável pode seu útil para o casal.
Muitas pessoas não pensam em se casar. Ou então simplesmente não tem dinheiro pra isso, já que mesmo para casar no Cartório, custa caro. Apenas a convivência do dia a dia já basta para que sejam felizes. Mas para garantirem determinados direitos, recomendamos fortemente que façam o registro do relacionamento no cartório.
Como tirar uma Certidão de União Estável
Para garantir que o parceiro tenha os mesmos direitos perante a lei, o ideal é sempre registrar em cartório a união estável. Desta forma é possível garantir pensões, poder registrar plano de saúde familiar, etc.
É possível registrar a união estável de duas maneiras. A primeira é através de um contrato redigido por um advogado e registrado posteriormente em cartório. Já a outra é comparecendo pessoalmente a um cartório da sua cidade e solicitar o registro de uma escritura pública de união estável.
A segunda opção, na minha opinião é bem mais simples pois só há a necessidade de se reunir alguns documentos e pagar a taxa, que não é muito alta. Não é sequer necessária a presença de testemunhas ou de advogados.
Relação de documentos necessários para tirar uma Certidão de União Estável
O casal deve apresentar os seguintes documentos:
- Documento de identidade original
- CPF
- Comprovante de residência (Saiba o que pode ser utilizado como comprovante de residência)
- Alguns cartórios podem solicitar certidão de nascimento
- Caso a pessoa já tenha sido casada deverá apresentar documentos que comprovem o divórcio.
No futuro, caso venha a ser desejo do casal é possível converter a união estável em casamento. Basta ir até o cartório acompanhado de duas testemunhas, realizar o pagamento das custas, aguardar a publicação e realizar o casamento. Caso tenha uma data específica para a realização do casamento, é aconselhável que vá até o local para dar entrada nos papeis pelo menos 30 dias antes.