.

Diversos

Como tirar a segunda via da carteira de identidade

Para tirar a segunda via da carteira de identidade, o cidadão brasileiro deve pagar uma taxa e se dirigir a um local credenciado para emissão do documento.

O famoso RG é um documento obrigatório para todo cidadão brasileiro. Por isso, quando seu documento fica desatualizado (digamos que você tirou sua primeira carteira de identidade quando era adolescente) ou então este documento é perdido ou furtado é necessário tirar uma segunda via.

O procedimento é simples e na maioria das cidades brasileiras, o Detran é o atual responsável pela emissão de carteira de identidade. Sendo assim, para solicitar a segunda via, você deve ir até um dos postos de atendimento.

Em cidades como o Rio de Janeiro, o interessado também pode emitir a segunda via do documento em Cartórios de Registro Civil.

Como tirar a segunda via da carteira de identidade

Como tirar a segunda via da carteira de identidade

Documentos necessários para tirar a segunda via do RG

Antes de mais nada, o cidadão deverá juntar os seguintes documentos:

– Certidão de nascimento, caso seja solteiro
– Certidão de casamento, caso seja casado
– Certificado de naturalização, caso seja naturalizado
– Certificado de Igualdade de Direitos e Obrigações Civis, caso seja um cidadão português com igualdade de direitos.
– Original do DUDA pago. Você pode emitir o Duda diretamente no site do Bradesco. O boleto pode ser pago em qualquer agência bancária.
– Caso seu documento ainda não tenha o número do CPF impresso, leve também original e cópia do seu CPF.
– A foto é capturada no centro de atendimento.

De posse dos documentos, o cidadão deve agendar o seu atendimento nos postos do Detran. Moradores do Rio de Janeiro, por exemplo, fazem o agendamento no site http://www.detran.rj.gov.br. Procure o Detran ou a Secretaria de Segurança Pública da sua cidade para mais informações.

É importante estar sempre com o documento em dia. Caso tenha sido emitido há muito tempo ou então está com partes danificadas, o ideal é solicitar uma segunda via o quanto antes.

Veja também: Como tirar segunda via do CPF

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Recentes

Categorias

Tags