Receita da Feijoada da Ana Maria Braga – Estrelas
julho 11, 2009 por Editor · 41 Comentários
Confira abaixo a receita da feijoada da Ana Maria Braga apresentada no Programa Estrelas do último sábado:
Ingredientes
- 250g (duzentos e cinqüenta gramas)de carne seca bovina (pode ser lagarto, coxão duro)
- 200g (duzentos gramas) de costela de porco
- 200g (duzentos gramas) de pé de porco salgado
- 100 g de rabo suíno salgado
- 100g de orelha de porco salgada
- 150g de lombo de porco defumado ou salgado
- 100g de língua bovina defumada
- 100g de paio fatiado
- 100g de lingüiça portuguesa fatiada
- 100g de bacon em cubos
- 1kg de feijão preto (deixar de molho em água por 2 horas)
- 5 litros de água
- 1 xícara de chá de óleo
- 2 cebolas grandes picadinhas
- 150g de alho picado
- 6 folhas de louro- 1 laranja, com casca, cortada ao meio
Modo de Preparo
1 – Limpe bem as carnes salgadas, tirando o excesso de gordura e nervuras. É preciso limpar bem os pêlos(da orelha etc…) e coloque as carnes de molho, em água, por 24 horas, trocando a água de 3 a 4 vezes durante este período.
2 – Ferva as carnes salgadas em peças inteiras, durante uns 20 minutos em fogo alto. Jogue a água fora e frite as carnes nela porque ali tem todo o excesso de gordura.
3 – Numa panela alta, coloque o feijão preto e cubra com água acima de 4 dedos. Em seguida coloque as folhas de louro e as laranjas cortadas em metades e coloque as carnes obedecendo a seguinte ordem: Carne Seca, Pé e Orelha de porco.
4 – Meia hora depois, coloque a Língua, o Rabo e a Costela…
5 – Após meia hora, coloque o Lombo, a Lingüiça, o Paio e o Bacon, cuidando para tirar e jogar fora a gordura que for subindo à superfície, durante todo o cozimento.
6 – Em uma frigideira, doure bem a cebola e o alho, usando uma xícara (de chá) de óleo previamente aquecido, e coloque na panela do cozimento junto com as últimas carnes para cozinhar.
7 – Retire apenas as metades das laranjas, que já cumpriram a missão de ajudar a cortar a gordura das carnes.
8 – Após duas horas, comece a testar o grau de cozimento das carnes com o garfo, porque nem todas chegam ao grau de maciez ao mesmo tempo. As que já estiverem no ponto, retire-as e reserve-as numa assadeira.
9 – Quando todas as carnes e o feijão estiverem no ponto, retire e corte as carnes em pedaços pequenos para servir, voltando o feijão para a panela e cozinhando por mais 10 a 15 minutos em fogo brando
10 – Sirva com arroz branco e couve refogada no azeite e alho, além de uma bela farofa de mandioca.

Abraços
Gostaria de saber como encontrar o vídeo do programa da Angélica – Estrelas do dia 11/07/09. Procurei da Globo e não encontrei. Pode postar no meu e-mail, se assim convier.
Obrigado.
Ivan Macedo
Por último, refogar o alho e a cebola, acrescentar o cheiro verde e misturar ao feijão.
Deixar cozinhar mais um pouco e servir.
gostei muito tbm das dicas para o feijão ficar
mais gostoso,e fica mesmo pq ja fiz e minha família adorou!!!!!
bjuss.obrigado,
Hoje cedo troquei mais uma vez a água do feijão e deixei ficar até a hora de colocar na panela. Os salgados da geladeira estavam com toda gordura na superfície, que tirei com uma espumadeira. Dei uma refogada, conforme a Ana Maria orientou, e levei ao fogo com o feijão, acrescentando uma batata e uma cenoura pequena, ambas picadas. Também coloquei a laranja partida ao meio, sem as sementes. Como eu não tinha duas horas para ficar tomando conta da panela, deixei ferver uns 15 minutos destampada e depois coloquei a tampa, deixando cozinhar na pressão por 10 minutos, para acelerar o processo. Ao abrir a panela retirei a laranja e acrescentei as outras carnes, continuando o cozimento.
Verifiquei a textura das carnes e as retirei para serem cortadas em pedaços menores. Retornei tudo para a panela e deixei cozinhar o quanto achei necessário, enquanto picava o alho, a cebola e o cheiro verde. Finalmente, uns 10 minutos antes de servir, dourei o alho e a cebola no azeite, misturei o cheiro verde e levei tudo ao fogo.
Servi acompanhada de arroz branco e couve cortada bem fininha, refogada ligeiramente no alho douradinho no azeite. Estava delicioso!
Gostaria de receber por e-mail, a receita completa.
Fico aguardando.
Obrigada
Abs
Aguardo resposta por e-mail.
Obrigado.
Já no que se refere as carnes, dispenso língua, rabo e orelha. Coloco apenas o pé, costelinha, bacon, linguíça pura, linguíça páio e um pedaço de lombo (nada defumado – exceto o bacon – por causa do preço), tudo temperado de véspera.
Além disso, um dia desses ouvi um nutricionista dizer que quando jogamos fora a água do molho do feijão, estamos descartando as vitaminas dele, tão importantes e necessárias ao nosso organismo.
Acho que essa fase pode ser deixada pra lá. A única vantagem foi que cozinhou mais rápido. Mas se era pra retirar os gases do feijão – pummm – não adiantou tanto assim – pummm. Desculpe! pummmmmmmmmmmmmm….
Interessantes os detalhes fornecidos.
Gostaria de tê-los descritos na receita para caprichar na hora de executar.
Agradecemos se colocados
Obrigada
Gostaria de receber em meu e_mail a receita completa da feijoada, com as dicas e outros detalhes que não constaram da receita inicial. Também gostaria de saber de onde eu posso baixar o vídeo do programa Estrelas sobre a feijoada.
Obrigado.
Ivan Macedo
Atenciosmente,
Zeula
Algem tem esta receita completa, e pra quantos pratos podemos servir?
aguardo sua resposta.
um beijao
obrigado
O melhor é trocar a agua a cada 24h assim ele não perde a pigmentação e gosto…
Agradeço e transmito meu carinho a toda essa equipe maravilhosa.
Ficou ótimo ! ! ! Eu fiz esta receita e todos adoraram.
Realmente esta receita esta incompleta, ate entendo que esta feijoada e exclusiva da Ana, mas uma vez que foi ao ar, acho que merecemos saber todos os detalhes. Abracos