Como cuidar de ínguas na axila? As ínguas são uma resposta inflamatória de um ou mais lifonodos causadas por infecção, ou inflamação na região. Isso acontece, pois o gânglio linfático faz parte do sistema imune e pode aumentar de tamanho para produzir células de defesa e combater a infecção e doença. Por isso aparece um caroço do tamanho de feijão embaixo da pele, que pode ser dolorido ou não.
Veja abaixo o que pode causar ínguas, como tratar e se tem alguma maneira de amenizar a dor em casa.
Como cuidar de ínguas na axila

Normalmente o linfonodo volta ao tamanho normal sozinho com o desaparecimento da infecção ou com o tratamento da mesma. Se a íngua for causada por doenças mais graves como doenças autoimunes ou câncer, podem ocorrer outros sintomas mais graves e o inchaço permanece por mais tempo.
As ínguas podem aparecer nas axilas:
- Quando ocorre irritação na pele causada por foliculite, furúnculo, depilação, pelo encravado, desodorantes e até cortes;
- Quando ocorrem infecções causadas por pneumonia e bronquite;
- Quando a pessoa tem doença autoimune como artrite, vasculite, lúpus e outras;
- Se a pessoa tiver câncer de mama ou linfoma (neste caso os linfonodos continuam crescendo, ficam mais duros, permanecem por mais de um mês, não ficam vermelhos, não causam dor e causam febre)
Como tratar a íngua?
Na maioria dos casos o recomendado como tratamento caseiro é apenas repouso e água, pois ela irá reduzir sozinha em, no máximo, um mês.
Se a íngua não sumir após 30 dias, continuar crescendo e endurecer, então você precisará procurar um médico. Ele irá fazer biópsia do gânglio para descobrir se é câncer ou não.
Em alguns casos pode ser recomendado remédios anti-inflamatórios e analgésicos pelo médico para aliviar o desconforto, mas não tome remédio por conta própria pois você pode mascarar algum sintoma importante!
Publicar comentário