Quem tem filhos em idade escolar sempre tem uma preocupação a mais. Além das despesas com matrículas, uniformes, as taxas que sempre chegam no início do ano como IPVA, IPTU e afins, também temos a temida lista de material. Por isso, hoje queremos dar algumas dicas que irão te ajudar a economizar dinheiro na compra do material escolar. Qualquer economia é sempre muito bem vinda!. É claro que algumas delas podem dar um pouquinho de trabalho, mas seu bolso com certeza irá gostar do esforço!



Dicas para economizar dinheiro na compra do material escolar

Como economizar dinheiro na compra do material escolar

Reaproveite materiais em bom estado de conservação

Faça um “inventário” de tudo que você tem em casa e veja o que pode ser reaproveitado. Em muitos casos é possível aproveitar cadernos, lápis de cor, essas coisas. Separe e deixe pronto para o uso. O que for possível reaproveitar, já pode ser eliminado da lista.

Tente comprar o material todo ou uma parte dele já em dezembro

As papelarias aumentam os preços do material escolar sempre no período pós festas de fim de ano. Sendo assim, se tiver alguma reserva financeira que lhe permita comprar ao menos uma parte do material escolar já no mês de dezembro, compre. Com certeza você economizará bastante com esta atitude.


Evite a compra de material escolar que trazem personagens e outras marcas

Converse com a criança e evite comprar materiais que são relacionados a personagens infantis. Materiais que trazem na capa estes personagens famosos em muitos casos podem custar até o dobro do material tradicional.

Deixe as crianças em casa sempre que possível

As crianças tornarão a sua compra mais cara. Por mais que elas gostem de escolher o material que irão usar, sempre irão escolher peças mais caras pois a arrumação das papelarias visa atrair as crianças.

Faça compras no atacado

Você pode procurar outras mães, pais ou pessoas da família e se reunirem para realizar a compra de material juntos. Papelarias que oferecem material no atacado também costumam oferecer grandes descontos.

Negocie descontos caso vá pagar à vista

Mais uma vez, se sobrou um dinheiro extra do 13°, uma ótima maneira de conseguir bons descontos com as papelarias é pagando o material à vista. Se não der para pagar tudo, tem comprar uma parte e negocie o desconto.

Pesquise sempre os preços em várias papelarias

Eu sei que a comodidade de comprar tudo em uma mesma loja pode ser tentadora, mas também pode trazer grandes prejuízos. Pesquise no maior número de papelarias possíveis e compre os itens mais baratos em cada uma. Vai dar trabalho? Vai. Mas a economia pode chegar até 100% em alguns casos. Não se esqueça também das papelarias que vendem através da internet.

Faça o mínimo de parcelas possíveis

Se houver necessidade de parcelamento das suas compras, tente fazer o menor número de parcelas possíveis. Quanto maior o número de parcelas, maior os juros que podem ser cobrados pelas lojas ou pelas operadoras de cartão de crédito.

Defina um orçamento para a compra do material escolar

Separe um valor que deverá ser gasto com o material escolar que não atrapalhe a sua vida financeira. Desta forma, fica mais fácil procurar produtos que se encaixem dentro do valor que você tem para gastar.

Como você pode ver são algumas dicas simples que podem te ajudar a economizar dinheiro na compra do material escolar. Suas finanças com certeza irão agradecer. Se você tem mais alguma ideia para compartilhar com outros pais que se encontram na mesma situação, use o espaço dos comentários.

Deixe um Comentário