Como se inscrever no FIES

Você gostaria de frequentar uma faculdade, mas não sabe como faria para arcar com as mensalidades? Talvez o FIES possa ser a solução que você tanto procura.



O FIES é o Fundo de Financiamento Estudantil, criado pelo Ministério da Educação que ajuda estudantes brasileiros a pagar as mensalidades de uma faculdade particular. É feito uma espécie de  “empréstimo” ao estudante que deverá ser quitado durante um período após a graduação.

Como fazer inscrição no FIES

O FIES funciona da seguinte forma:


Durante o período do curso, o estudante deve pagar o valor máximo de R$50,00, valor este referente ao pagamento dos juros incidentes sobre o financiamento. Após a conclusão do curso, há um período de carência de 18 meses onde o estudante pagará a cada três meses o valor máximo de R$50 , referente ao pagamento de juros. Na fase final, a de amortização, o estudante terá o seu saldo devedor parcelado em até três vezes o período de duração do curso. Por exemplo:

Um curso de duração de quatro anos, o aluno terá o valor dividido por até 13 anos. Seria 3 vezes quatro anos, igual a 12 anos mais um ano, totalizando 13 anos.

Como fazer a inscrição no FIES

Para se inscrever, o estudante deve acessar o SisFIES, através deste link e informar todos os dados solicitados pelo sistema. É necessário também informar um e-mail válido e criar uma senha para poder acessar posteriormente o sistema.

Após realizar a inscrição online, o estudante deve validar as informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), na sua instituição de ensino, em até 10 dias correntes da inscrição no portal.

Os dados sendo confirmados e o financiamento aprovado, o estudante tem dez dias para comparecer a um agente financeiro do FIES para formalizar a contratação do financiamento.

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.