Beleza & Saúde
Dicas para evitar gripes e resfriados
É possível evitar gripes e resfriados? Sim. Com alguns cuidados podemos diminuir drasticamente as chances destas doenças aparecerem e trazerem um enorme transtorno para nossas vidas.
Em alguns casos, pode até ser que seja possível continuar realizando nossas atividades normais do trabalho ou em casa, mas em algumas vezes a gripe pode ser tão forte que ficar uns períodos de cama se torna necessário.
Sendo assim, resolvemos trazer algumas dicas que podem ajudar a evitar gripes e resfriados, principalmente na época do inverno. Como os ambientes ficam mais fechados e acontecem mudanças mais bruscas de temperatura, os casos tendem a aumentar bastante nesta época.
Qual a diferença entre gripe e resfriado?
Os sintomas são bastante parecidos, mas gripes e resfriados são diferentes. No resfriado há secreção, febre bem baixa, leve dor de garganta e os sintomas não costumam durar mais do que três dias.
Já na gripe, que é causada pelo vírus influenza, a febre é alta e constante, geralmente acima de 38º e há a necessidade de dias de repouso por conta de fortes dores no corpo.
O que fazer para evitar gripes e resfriados
Estas são algumas dicas simples que podem te ajudar bastante a evitar este problema:
- Evitar ficar em locais fechados por muito tempo;
- Arejar todos os ambientes das casas todos os dias. Abra as suas janelas, mesmo por alguns minutos, deixe o sol entrar;
- Lavar as mãos com mais frequência, principalmente quando chegar da rua;
- Tomar anualmente a vacina contra a gripe. Caso não consiga tomar nos postos de saúde, procure em clínicas particulares. Este investimento vale cada centavo do retorno;
- Evitar ambientes que tenham muita sujeira como poeira e mofo;
- Mantenha uma boa alimentação, dando prioridades para alimentos que fortalecem o sistema imunológico como frutas cítricas (laranja, tangerina), vegetais escuros (brócolis, couve, espinafre), alimentos ricos em zinco, castanhas, amêndoas, tomate, alimentos ricos em ômega 3, dentre outros.
Também é importante ao sinal de qualquer complicação, procurar um médico e não ingerir medicamentos sem prescrição. A gripe quando não tratada corretamente pode evoluir para uma pneumonia e até levar o paciente a óbito.