Diversos
Como fazer um empréstimo para negativado
Existe uma maneira de fazer um empréstimo para negativado? Estar com restrições no crédito torna tudo mais difícil. Fazer empréstimos, então, é uma tarefa quase impossível.
Mas, hoje já existem algumas alternativas para quem precisa de um valor extra, mesmo estando com o nome no SPC e no Serasa.
É justamente na hora em que mais precisamos que os bancos e financeiras viram as costas. Estar com restrições é como estar em um limbo que parece não ter saída. Muitas vezes a pessoa não chega nesta situação por desleixo, mas sim por necessidade. E é preciso resolver.
Fazer um empréstimo para negativado não é fácil. Possível sim, mas não fácil, muito menos barato. Justamente por conta destas restrições, as empresas oferecem valores, mas com pagamento das parcelas com muitas vezes juros até abusivos, por conta do risco da operação. Por isso, a recomendação é sempre só pegar o valor se for extremamente necessário e se tiver condições reais de devolver o valor da parcela em dia.
É mesmo possível fazer um empréstimo para negativado?
Sim, hoje existem formas de se conseguir emprestar um valor mesmo com restrições no CPF.
Empréstimo consignado: A mais segura e barata
O empréstimo consignado ainda é, de longe, a melhor forma de fazer um empréstimo para negativado. Ele está disponível para aposentados, pensionistas e servidores federais e estaduais ativos. Algumas empresas privadas também possuem convênios com bancos para oferecer o serviço.
Neste formato, o valor da parcela vem descontado diretamente na folha de pagamento do beneficiário. Por não haver o risco de calote, os juros cobrados por bancos e financeiras são muito menores se comparados aos outros tipos de crédito.
A documentação necessária para solicitar um empréstimo consignado na maioria das vezes é apenas o documento de identidade, CPF, o ultimo contracheque e um comprovante de residência.
Caso trabalhe para uma empresa privada, verifique com o banco onde recebe o seu pagamento se ele oferece o convênio para obter o empréstimo com desconto direto em folha.
Empréstimo com garantia
Uma outra forma de fazer um empréstimo para negativado são os empréstimos com garantia de algum bem, geralmente um veículo ou então um imóvel.
Para conseguir crédito desta forma, o bem precisa estar no nome de quem está solicitando o valor, mas mesmo assim, não existe uma garantia de 100% de que o valor será emprestado, mesmo com todas as garantias apresentadas.
É uma forma de empréstimo cara, que exige o pagamento de taxas (que não são devolvidas se o empréstimo for negado) e só deve ser usado em caso de última necessidade. Caso não consiga pagar as parcelas, o banco ou financeira responsável pelo empréstimo toma posse do bem oferecido como garantia.
Correspondentes bancários
Existem alguns correspondentes bancários que permitem fazer empréstimo para negativado. Porém, como informamos lá no início, são estas empresas que oferecem valores com juros absurdos, visto que o risco de calote é bem alto. Em muitos casos, o valor a ser pago de volta é o dobro ou quase o triplo do valor que foi emprestado.
Caso não consiga um empréstimo consignado ou então um empréstimo com garantia, deve-se estudar muito se vale mesmo a pena utilizar um correspondente bancário para resolver uma emergência.
Alguns correspondentes bancários que oferecem empréstimos para negativados:
Cuidado com os golpes
Em nenhuma das formas de empréstimo citadas aqui, existe a necessidade de pagamento antecipado para que você possa receber o valor. A exceção fica por conta do empréstimo com garantia, em que pode ser necessário pagar alguns valores para se obter documentos comprobatórios do bem que vai ser usado como garantia.
Existem muitos golpistas que informam que para que o empréstimo seja liberado, é necessário pagar um determinado valor. Não pague. Tanto em empréstimos convencionais como empréstimos consignados, o solicitante não deve pagar nada. Isto se trata de golpe. Ainda mais quando os juros cobrados são infinitamente menores aos praticados no mercado.
Caso tenha dúvidas sobre a instituição onde pretende fazer um empréstimo para negativado, sempre procure o Banco Central para maiores informações.