Sintomas e como aliviar a prisão de ventre

A prisão de ventre ou “intestino preso” atinge tanto homens e mulheres em qualquer idade. Para alguns, pode ser apenas um problema emocional, causado por estresse ou fatores psicológicos. Já em outros casos, pode indicar um problema mais sério.

Geralmente ela é causada por uma dieta com falta de fibras e pouca ingestão de líquidos. Pessoas que consumem muita proteína animal e muitos alimentos industrializados também estão sujeitas a sofrer com o problema do intestino preso.

Quais os principais sintomas da prisão de ventre?

Dentre os principais sintomas da prisão de ventre podemos citar os seguintes:

– Número menor de evacuações
– Dor abdominal
– Fezes ressecadas e duras
– Dificuldade para evacuar
– Inchaço na barriga


Como aliviar os sintomas da prisão de ventre

Como aliviar sintomas da Prisão de Ventre
Ter uma boa alimentação é fundamental para combater a prisão de ventre.

Antes de mais nada é necessário ver como anda a sua alimentação. Procure incluir mais frutas e verduras, principalmente as ricas em fibras como mamão, pera, ameixa, laranja, abacaxi, pêssego, passas, etc. Outros alimentos que também podem ser incluídos na sua dieta são as nozes, arroz e pão integral, cenoura, alface, couve, agrião, espinafre, etc.

Mas de nada adianta mudar sua alimentação e não beber água. Ao ingerir fibras, a pessoa deve ingerir ainda mais líquidos, caso contrário poderá piorar o caso de prisão de ventre.

Evite o uso de laxantes

Laxantes não devem ser utilizados sem orientação médica. Ao invés de resolverem o problema, estes podem piorar a doença. Caso continue com problemas para evacuar por muitos dias, não hesite em procurar ajuda médica.

Como informamos no início do post, a prisão de ventre pode ter origem psicológica, mas também pode ter uma origem mais séria. Orientação médica se torna essencial.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.