Beleza & Saúde
Benefícios dos alimentos termogênicos para a saúde
Você já conhece os principais benefícios dos alimentos termogênicos para a saúde? Caso ainda não os conheça, sugiro ler esta postagem até o fim e entender o porquê eles podem ser muito importantes também no processo de emagrecimento.
Emagrecer é um processo longo e demorado. Não existem fórmulas mágicas. Mas não precisa ser tortuoso. É possível incluir alimentos nas nossas refeições do dia a dia que irão colaborar para a queima de calorias e perda de peso. Estes são os alimentos termogênicos.
O que são alimentos termogênicos?
Alimentos termogênicos são aqueles que exigem um pouco mais de energia para serem digeridos. Este processo de digestão acelera o metabolismo e aumenta o consumo de calorias. Isto, em teoria, leva-se ao emagrecimento e perda de peso.
A verdade é que todo alimento consome energia ao ser digerido, mas os considerados termogênicos, consomem energia em maior quantidade.
Quais os principais benefícios dos alimentos termogênicos para a saúde?
Engana-se quem pensa que os benefícios dos alimentos termogênicos são válidos apenas para quem deseja emagrecer. Eles também são ótimos para quem tem outros objetivos.
Alguns dos principais benefícios são os seguintes:
- Eliminação de toxinas do organismo;
- Aumento da energia corporal;
- Melhora a circulação do sangue;
- Ajuda a estimular uma melhor digestão;
- Aumenta o gasto calórico;
- Promove a perda de peso
Como utilizar os alimentos termogênicos no dia a dia
Para que você obtenha os benefícios dos alimentos termogênicos, basta incluí-los na sua alimentação diariamente. São alimentos termogênicos:
- Aveia
- Canela
- Gengibre
- Pimenta
- Frutas Vermelhas
- Castanhas
- Linhaça
- Óleo de Coco
- Amêndoas
- Guaraná em Pó
- Cravo
- Café
- Chá Verde
- Vinagre de maçã
- Chá de Hibisco
- E muitos outros.
Efeitos colaterais e contraindicações
Apesar de serem alimentos aparentemente naturais, os termogênicos devem ser consumidos com moderação principalmente por pessoas que sofrem de ansiedade, pressão alta, problemas cardíacos, doenças na tireoide, dentre outros. É sempre bom conversar com um médico ou nutricionista antes de fazer qualquer alteração na sua dieta normal.
Crianças e gestantes também devem ter total atenção no consumo de termogênicos.
Sobre os efeitos colaterais causados pelos termogênicos, podemos citar como exemplos: tonturas, dores de cabeça, insônia, palpitações e problemas gastrointestinais como azia e refluxo.
Lembre-se sempre de procurar um médico ou nutricionista para que você possa criar um programa de alimentação baseado de acordo com suas necessidades.