Beleza & Saúde
Qual a diferença entre produtos light, diet e zero
Você sabe qual a diferença entre produtos diet, light e zero? São tantas opções de produtos ao olharmos a prateleira do supermercado que é mais que normal confundir toda a nossa mente.
A verdade é que a indústria não quer perder dinheiro. Por muitas vezes vende produtos com etiquetas de diet, light e zero, tentando mostrar que eles são saudáveis, mas se você acompanha o blog sabe que nem tudo que é industrializado é saudável.
Neste post, iremos mostrar as principais diferenças entre produtos diet, light e zero. Desta forma, você tem a informação na hora de fazer as compras e não compra nada que não vai ajudar em nada na sua saúde.
Veja as principais diferenças entre produtos diet, light e zero:
Produtos Diet
Geralmente os produtos diet são voltados para atender pessoas com necessidades metabólicas diferentes, por exemplo, são dedicados para pessoas que sofrem com doenças como a diabetes. Geralmente não possui açúcar, gorduras ou proteínas.
Porém, não pense que o produto por ser diet, não tem valor calórico alto, muito pelo contrário. Um belo exemplo e a barra simples de chocolate ao leite. Geralmente a versão diet chega a ter mais calorias que a versão normal.
Portanto, não há necessidade de se usar produtos diet se você pensa apenas em emagrecer e não tem nenhuma doença crônica que exija este tipo de alimentação.
Produtos Light
Os produtos light são aqueles que apresentam uma redução mínima de cerca de 25% das calorias ou de algum outro nutriente da sua composição. Este nutriente pode ser gordura, açúcar ou sódio. É “indicado” para pessoas que querem reduzir a quantidade de calorias na alimentação.
Mas aqui entra a nossa ressalva com relação a estes produtos. Estas versões light são uma verdadeira jogada de marketing. Dizemos isto, pois ele pode apontar na embalagem que se considera saudável já que tem poucas gorduras. Mas se você comparar com uma versão original, por exemplo, sem estas reduções, verá que a versão light apresenta números muito maiores de açúcares e sódio.
Um bom exemplo do que os produtos chamados pela indústria de saudáveis podem fazer é a experiência feita pelo ator Damon Gameau no documentário “That Sugar Film”. Ele passa um período ingerindo somente produtos considerados “saudáveis” e o resultado final é justamente o ganho de peso e perda de saúde.
Portanto, fuja sempre que puder deste tipo de produto!
Produtos Zero
Os produtos zero são aqueles que não possuem determinado nutriente. Um exemplo são os refrigerantes sem açúcar, anunciados como “zero” açúcar. Neste tipo de produto, ele deve apresentar no máximo 0,5 gramas do nutriente anunciado como “zero”.
Por isso, que a maneira mais fácil de se alimentar ainda é utilizando comida de verdade. Quanto menos industrializados você utilizar no seu dia a dia, mais saúde você ganha.
É claro que ninguém precisa ser radical, falando que nunca mais comerá um industrializado na vida. Basta não usá-los na base da sua alimentação.
Veta também: Como fazer uma alimentação saudável para toda a família.