Diversos
Como fazer para diminuir o valor do aluguel
O que podemos fazer para diminuir o valor do aluguel? Em tempos de dificuldades esta é a primeira pergunta que pessoas que vivem em imóveis alugados começam a se fazer.
A alta do dólar influenciou diretamente na alta do IGP-M (Índice Geral de Preços de Mercado), que é utilizado no reajuste de contrato de aluguel em todo o país. Nunca se teve uma taxa tão alta, o que faz com que inquilinos procurem proprietários em busca renegociações.
Para agravar ainda mais a situação, tivemos a pandemia, que provocou a perda de renda de muitos cidadãos, se tornando em muitos casos, inviável arcar com aluguel, mesmo em contratos mais antigos.
Então, o que fazer nestas horas?
Simples. Não tenha medo de negociar com o proprietário. Neste post, vamos lhe passar algumas dicas que podem ajudar a diminuir o valor do aluguel. Tudo sempre pode ser resolvido com uma boa conversa, acredite!
O que fazer para diminuir o valor do aluguel
Se o seu contrato já tem mais de 30 meses, se é um bom pagador, talvez seja mais fácil conseguir uma redução ou então evitar o aumento causado pela alta do IGPM. É importante encontrar uma solução para ambas as partes, uma vez que o locador também pode depender da renda do aluguel para sobreviver.
Veja o que você pode fazer para diminuir o valor do aluguel:
Compare o valor do aluguel do seu imóvel com o de imóveis semelhantes na mesma região
Faça uma pesquisa de preços e veja se os valores estão parecidos. Caso encontre imóveis semelhantes, com valores mais baixos, anote-os e apresente ao seu proprietário. Este já é um bom argumento para iniciar uma conversa.
Mostre documentos que comprovam a redução da sua renda
Junte contracheques e outros documentos que comprovam que sua renda foi reduzida nos últimos meses. É mais uma forma de conversar com o proprietário sobre uma redução de valores no seu aluguel.
É bom pagador? Conserva bem o imóvel?
Se você é um bom pagador e conserva muito bem o imóvel em que reside, mostre isto para o seu locador. Negocie e pergunte se não é mais viável não aplicar o aumento total ou ainda fazer uma pequena redução, uma vez que é melhorar para o proprietário manter o imóvel ocupado do que vazio. Ainda mais em tempos de crise.
Outras dicas para tentar diminuir o valor do aluguel:
- Tem possibilidade de adiantar alguns pagamentos? Converse com a imobiliária ou diretamente com o proprietário para tentar algum desconto em caso de pagamento adiantado;
- Ofereça um valor justo, que você possa pagar em dia, mas que seja bom para ambas as partes;
E se o proprietário não aceitar?
Neste caso, não há muito o que fazer. A única solução será procurar um imóvel na região com um valor que se encaixe no seu novo orçamento. Informe ao proprietário com antecedência que deseja entregar o imóvel e realize a sua mudança o quanto antes para não ter problemas financeiros mais tarde.
Veja também: O que fazer para aumentar o score do CPF.