Beleza & Saúde
Quais farinhas são consideradas low carb
Durante a adoção de um estilo de alimentação low carb, os comentários que mais encontramos são o quanto os pães, bolos e outras receitas que levam farinha branca fazem falta. É nestas horas que as farinhas low carb podem aparecer como boas alternativas.
Boas alternativas sim, mas que devem ser utilizadas com moderação. É muito comum encontrarmos pessoas que exageram na quantidade de farinhas “alternativas” e têm o resultado prejudicado depois.
As farinhas low carb podem ser usadas ocasionalmente nas suas receitas de pães, bolos e empanados. Principalmente se você está no início da caminhada, ainda precisando perder uma boa quantidade de peso.
Pessoas que se encontram naquele “efeito platô” por muitas vezes tem como causa o excesso de consumo de farinhas low carb.
Quais são as melhores farinhas low carb?
A verdade é que não existe uma farinha low carb que seja melhor que a outra. Algumas são mais indicadas para a preparação de determinadas receitas do que outras.
Por exemplo, para empanar peixes ou frangos, a farinha de linhaça dourada é mais indicada que a farinha de amêndoas. Já para uma massa de empada, uma farinha de coco não é tão indicada assim.
Hoje você encontra no mercado as seguintes farinhas low carb:
- Farinha de linhaça dourada
- Farinha de amêndoas
- Farinha de castanha de caju
- Farinha de castanha do pará
- Farinha de coco
- Farinha de nozes
- Farinha de amendoim
- Farinha de maracujá
- Farinha de berinjela
Várias destas farinhas podem ser preparadas em casa, porém, uma ida a uma loja de produtos naturais ou de especiarias faz com que você encontre farinhas dos mais diversos tipos, sejam elas low carb ou não.
E como já mencionamos anteriormente, não existe uma farinha que seja melhor que a outra e sim, uma que se encaixa melhor em determinado tipo de receita.
Ficou com vontade de preparar um bolo low carb?
Uma excelente opção é o bolo de cenoura. E dá para fazer com cobertura e tudo! Veja a receita:
Serão necessários os seguintes ingredientes:
- 3 cenouras médias
- 4 ovos
- 2 xícaras de farinha de amêndoas
- Meia xícara de adoçante Xylitol
- 1/3 de xícara de óleo de coco
- 1/2 xícara de leite de coco
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- Óleo de coco para untar
Modo de preparo
Antes de preparar o bolo, ligue o forno em 180°C e deixe aquecendo. Pegue um liquidificador, acrescente todos os ingredientes, exceto a farinha e o fermento. Bata bem até que fique uma mistura homogênea. Junte esta mistura aos ingredientes secos e mexa bem até que tudo fique incorporado.
Coloque em uma forma untada e leve ao forno por cerca de 45 minutos ou até que no teste do palito ele saia limpo.
Para preparar a cobertura, você vai precisar de meia xícara de cacau em pó, 2 colheres de sopa de manteiga, 1/3 de xícara de Xylitol e duas xícaras de água. Coloque todos os ingredientes em uma panela e em fogo baixo, mexa até começar a ferver. Mexa até que a calda engrosse levemente. Deixe esfriar e cubra o bolo com a calda.