Diversos
Segundas-feiras ou Segundas-feira (Qual o correto?)
Quando menos esperamos ficamos com dúvidas em certas palavras do português. Palavras compostas então, nem se fala. Esses dias fiquei na dúvida sobre o plural de segunda-feira, temos que usar segundas-feiras ou segundas-feira? Qual o correto? Confira agora algumas dicas sobre o plural de palavras compostas.
Para fazer o plural de uma palavra composta é preciso verificar primeiro qual a classe gramatical que ela se encaixa, substantivo ou adjetivo? Por exemplo, no caso da palavra carro-bomba temos um substantivo composto, pois é nome de alguma coisa, mais especificamente de um carro criado para explodir, portanto, se é nome, é substantivo.
Visto isso, é necessário verificar a classe gramatical de cada elemento da palavra. Neste caso do carro-bomba, são dois substantivos. O segundo (“bomba”) indica finalidade específica em relação ao primeiro (“carro”). Por isso o plural pode ser “carros-bomba” ou “carros-bombas”, ambos corretos.
De acordo com as gramáticas, quando o segundo substantivo indica idéia de semelhança ou finalidade em relação ao primeiro, você pode ter dois plurais: variam as duas palavras ou varia só a primeira.
Outros exemplos de substantivos compostos: couve-flor, samba-enredo, pombo-correio etc.
Quando o segundo substantivo não indica semelhança ou finalidade em relação ao primeiro, só existirá um plural, flexionando-se as duas palavras. Dois exemplos, bicho-papão (bichos-papões) e tio-avô (tios-avós ou tios-avôs).
Se a palavra composta for formada por um substantivo e um adjetivo (ou substantivo e numeral), como por exemplo, cavalo-marinho, irão variar as duas palavras. Uns exemplos seriam amor-perfeito (amores-perfeitos), cachorro-quente (cachorros-quentes), segunda-feira (segundas-feiras) etc.
Portanto, o plural de segunda-feira é segundas-feiras.