.

Diversos

Como fazer para calcular o frete dos Correios

Pretende realizar uma compra ou precisa enviar uma encomenda e quer ter ao menos uma estimativa de quanto terá que pagar pela postagem? Neste post, traremos informações de como fazer para calcular o frete dos Correios e assim ter uma base do valor do frete da encomenda.

Muitas pessoas pensam que para saber o valor, é preciso levar a encomenda até uma agência. Mas, felizmente isto não é necessário na maioria das vezes, uma vez que existe uma ferramenta online, dos próprios Correios.

Com o aumento das lojas virtuais e também de vendas através de plataformas de comércio eletrônico como o Mercado Livre, OLX e outras, a necessidade de saber o valor das tarifas de frete aumenta cada vez mais.

Saiba como fazer para calcular o frete dos Correios

Saiba como calcular o frete dos Correios

Antes de prosseguir, é importante informar que o valor passado pelo site é apenas uma estimativa. Geralmente ele se aproxima bastante do ideal.

Para calcular o frete dos Correios é levado em consideração o peso da encomenda, o tamanho, a distância entre o remetente e destinatário, além do tipo de serviço escolhido. Encomendas enviadas entre capitais, por exemplo, tendem a ser um pouco mais baratas que encomendas enviadas da capital para cidades do interior, por exemplo.

Para calcular o frete dos Correios, é necessário ter em mãos as seguintes informações:

  • Peso da encomenda
  • Tamanho: Comprimento, Largura e Altura
  • CEP do Destinatário
  • CEP do Remetente
  • Tipo de embalagem: Caixa ou Envelope
  • Tipo de Serviço a ser utilizado: PAC, Sedex, Carta Registrada ou Outros

Agora, para realizar o cálculo, basta seguir os seguintes passos:

Acesse o site dos Correios e procure pela opção “Preços e Prazos” que fica logo na página inicial.

Como fazer para calcular o frete dos Correios

O próximo passo é escolher se deseja o simulador de preços nacionais ou internacionais. Escolha sua opção e prossiga.

Logo em seguida o sistema irá pedir a data da postagem, que o usuário pode escolher a que desejar, o CEP de origem da encomenda (remetente) e também o CEP de destino (destinatário). Por fim, escolha o tipo de serviço a ser utilizado (Sedex, PAC, Registrado, etc.).

Escolha agora o formato da embalagem, ou seja, se é uma caixa ou pacote, ou ainda um cilindro, etc. Se for utilizar alguma embalagem dos Correios, escolha a que está de acordo na próxima opção. Se estiver utilizando embalagem própria, escolha “Outra Emabalagem”.

Neste caso, ao utilizar embalagem própria, será necessário informar a altura, largura e comprimento da embalagem. Sempre em centímetros.

Digite qual o peso estimado da encomenda. Não precisa ser o valor exato, a não ser que você tenha em mãos. Será necessário pesar na frente do atendente dos Correios, então, sempre podem acontecer pequenas diferenças.

Antes de seguir com a simulação, ainda é possível incluir alguns serviços extras, se desejar:

  • Mão Própria
  • Aviso de Recebimento
  • Declaração de Valor (Trata-se do seguro, importante pagar principalmente se estiver enviando algo de valor. É preciso incluir a Nota Fiscal para comprovação)

Agora, clique em “Calcular”. Pronto. Na janela seguinte será possível ver o valor estimado dos custos. Na simulação que fizemos, vieram os seguintes valores:

Frete dos Correios - Resultadoda simulação
Resultado da simulação de frete no site dos Correios

Para calcular o frete internacional, o procedimento é o mesmo. Basta no início selecionar o simulador de preços e prazos internacionais.

Os Correios também disponibilizam um aplicativo, disponível para Android e iOS que possui algumas funções úteis, como cálculo de frente, rastreio de encomenda, dentre outros.

Por fim, vimos como é fácil calcular o frente dos Correios, mas lembramos que os Correios possuem um limite máximo de peso e tamanho de encomendas para postagem. Ela náo pode pasasr de um metro de largura e também não pode pesar mais do que 30 quilos.

Caso tenha alguma encomenda que se encaixa com estas medidas, deverá entrar em contato com uma transportadora particular e fazer o envio por ela. Caso tenha qualquer dúvida, procure uma agência dos Correios próximo da sua residência ou trabalho.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Recentes

Categorias

Tags