Como cultivar cominho em vaso? O cominho, Cuminum cyminum, é uma erva aromática que pode ser usada como tempero em vários pratos como o coentro, tomilho e outras. Mas será que é possível fazer o cultivo dentro de casa? Abaixo explicaremos o melhor tipo de solo, quantidade de água e sol para esta planta anual.
Como cultivar cominho em vaso
O cominho prefere um solo bem drenado com vaso com furos para a água não acumular no fundo, senão apodrece a raiz. Ele costuma crescer entre 15 a 60 cm, por isso deve-se plantar as sementes com espaçamento de 20 cm entre elas.
O solo deve ser fértil e rico em matéria orgânica, com vermiculita, perlita. Pode ser substrato tipo Promix com turfa e perlita. Tolera vários tipos de solos.
Coloque a semente a uma profundidade de 6 cm, pode plantar mais de uma semente em cada buraco, elas deverão germinar dentro de 14 dias. Depois que a muda atingir 5 cm de altura você pode fazer o replantio separando as plantas.
Você poderá colher quatro meses após o plantio, quando a planta começa a secar e mudar de cor. As sementes de cominho estão prontas para serem colhidas quando abrem facilmente na sua mão e o miolo está marrom.
A melhor maneira de colher é cortar o caule do que quer colher e colocar pendurado de cabeça para baixo dentro de uma saca em local seco e quente, feche a parte superior da saca. Depois de As sementes vão cair direto no saco depois de uns sete a dez dias, se não caírem você pode esfregar os miolos na mão que ela soltará facilmente.
É importante que a semente esteja completamente seca para guardar, senão poderá mofar ou apodrecer. Se planeja triturar as sementes, torre no forno, pois assim dá mais aroma.
Quantidade de sol e água para cultivar cominho
O cominho prefere o sol pleno, quanto mais sol pegar melhor, por isso é importante deixá-lo na janela da cozinha ou da casa, com muita iluminação. Se não tiver muito sol onde você mora, será preciso usar luz ultravioleta para um crescimento melhor.
A rega deve ser feita regularmente tomando cuidado para não encharcar, por isso o solo deve ser bem drenado. Para regar deixe o solo ficar quase seco, teste colocando o dedo na terra. Depois pode molhar a planta por completo, abundantemente.
Curiosidades do plantio do cominho
O cominho atrai insetos.
Também pode usar cultivo hidropônico.
Cominho é tóxico para cachorros e gatos?
De acordo com a Sociedade Americana de Prevenção de Crueldade contra Animais, o cominho é tóxico aos cães e gatos devido à presença de óleos, carvona e limoneno, pode causar vômitos e diarreia. Não deixe em local que eles possam pegar.
Publicar comentário