O que fazer para espantar o sono para estudar? Se você sofre (quase) todos os dias com o sono e precisa focar nos livros, separamos algumas dicas que podem ajudar. 



O fim de ano chega e muitos estudantes precisam “meter a cara” nos estudos para correr atrás do tempo perdido. Existem aqueles que estão se preparando para um concurso público e precisam passar horas estudando. Há ainda aquele grupo que está em busca de uma vaga na faculdade e precisa prestar várias provas de vestibular ou então o ENEM.

O que todas estas pessoas têm em comum? Ambas precisam estudar muito! E quando estudamos muito, o sono por muitas vezes teima em aparecer quando não é desejado.

Por isso, se você precisa espantar o sono para estudar, nós vamos te dar algumas dicas que podem ajudar a aumentar a sua produtividade.


Como espantar o sono para estudar

Como espantar o sono para estudar

Estude em um local bastante iluminado

A luz ajuda a despertar o cérebro, que continua a “entender” que ainda é dia e com isso você não tende a adormecer. Sem contar que ambientes iluminados ajudam você a enxergar melhor e evita dores de cabeça por estar forçando a visão.

Evite refeições muito pesadas

Já parou para reparar que depois de encarar um prato mais pesado você sente um sono terrível? Então, é que boa parte da sua energia é destinada a cuidar da digestão, por isso você sente muito sono. Então se os seus estudos estão atrasados e há a necessidade de produzir muito, esqueça feijoada e coisas do tipo.

Lave o rosto com água fria

Ao contrair os vasos sanguíneos, o coração bate mais rápido e a tendência é te deixar mais “esperto”.

Tome um banho gelado

Dependendo do clima da sua cidade, um banho gelado pode ser mais eficiente para baixar a temperatura do corpo. O calor tende a nos deixar menos dispostos.

Faça um lanche, tome um café ou uma bebida com cafeína

A cafeína ajuda a despertar. Bebidas como café, coca-cola, mate ou chá preto possuem esta substância em sua composição. Só cuidado para não exagerar na quantidade que acaba não trazendo benefício nenhum para a saúde. Se você não gosta de bebidas com cafeína, um lanche simples e rápido também pode ajudar a mandar o sono embora.

Faça um exercício

Você não precisa sair de casa para fazer alguns exercício físico. Você pode fazer flexões, polichinelos, abdominais. Bastam uns 15 minutos para espantar o sono.

Vá dar uma volta

Se o sono está realmente te derrubando vá dar uma dar uma caminhada na rua, uma corrida. Assim também aproveitamos para relaxar a mente.

Tenha boas noites de sono

Durma bem durante a noite para que seu corpo descanse. Ao estar descansado, as chances do sono aparecer durante o dia são bem menores.

Tente se distrair um pouco

Às vezes dar uma pausa, assistir um vídeo, ouvir uma música pode ajudar a despertar e a aliviar o estresse também.

Se nada resolver, tire um cochilo rápido

Um cochilo de pelo menos 15 minutos pode ser revigorante.

E você tem algum truque ou hábito para espantar o sono quando precisa estudar? Conte o que faz para resolver este “problema”.

1 COMENTÁRIO

Deixe um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.