A técnica de congelar alimentos chegou para facilitar ainda mais nossa vida! Seja para congelar alimentos a serem preparados quanto refeições completas. Pra mim, não há nada melhor do que perder apenas um ou dois dias na cozinha, preparando o cardápio do dia a dia e ganhar tempo durante o restante da semana. Mas, para obter o melhor resultado no processo e fugir de possíveis bactérias que possam atingir o alimento ou a refeição, é necessário descongelar alimentos corretamente.

Dicas para descongelar alimentos corretamente

Como descongelar alimentos corretamente

Em alguns casos, descongelar corretamente requer um pouco de paciência. Por exemplo: Se você pretende fazer um lombinho de porco e ele está congelado, provavelmente você só conseguirá servir em uns dois dias, isto porque o mesmo deve ser descongelado em geladeira e não em temperatura ambiente. Abaixo listamos algumas dicas para você fazer o descongelamento correto de alimentos:

  • Jamais descongele nenhum tipo de alimento em temperatura ambiente.
  • Sempre descongele na geladeira. Dependendo do alimento, se for uma peça muito grande, poderá levar alguns dias, portanto, programe-se para preparar determinado prato.
  • É possível descongelar alimentos no micro-ondas. Neste caso, o alimento deve ser usado ou consumido logo em seguida. Não poderá ser usado “mais tarde” ou congelado novamente. Aliás…
  • Alimentos descongelados jamais podem ser congelados novamente.
  • Caldos e molhos podem ir direto do freezer para o fogão.
  • Refeições devem ser congeladas em porções para serem usadas de uma única vez.
  • Ao descongelar alimentos em micro-ondas, faça em etapas, para não ressecar os mesmos.

Use o congelamento sempre a seu favor. Com estes procedimentos simples, você ganha tempo e evita a contaminação dos mesmos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.