Entretenimento
Pronto para implementar Blockchain? Aqui está o que você precisa saber
Diversas estruturas que fazem uso de criptomoedas hoje também utilizam do blockchain, quem costuma apostar no 777 bet casino com criptomoedas já passou por diversos blockchains deixando seus rastros e registros de compra.
Claro que essa rede não é utilizada apenas para criptomoedas, apesar deste ser o seu uso mais popular. Você também pode vê-lo atuando em áreas como a medicina e em diversas pesquisas. Hoje já se usa blockchain na hora de melhorar a assistência médica, contribuir para a inovação no setor de petróleo e gás e aumentar a confiança entre fornecedores e varejistas.
O que é e como funciona o blockchain? Conheça os detalhes a respeito dessa tecnologia
O blockchain, em tradução livre, é uma corrente de blocos, basicamente, nesses blocos ficam armazenadas informações. Quando falamos de criptomoedas, as informações que ficam armazenadas são a respeito de movimentações financeiras, o que ajuda a catalogar, administrar, compreender e fiscalizar o que anda sendo feito em cada local, por cada pessoa e com cada criptomoeda. A parte das correntes se associa a uma rede, que faz ligação entre todos os blocos de informação.
Nas criptomoedas os sistemas blockchains, inclusive, possuem diversas vantagens para quem contribui para o seu funcionamento. Daí surge a mineração de criptomoedas, que se baseia na ideia de recompensar com criptomoeda as pessoas aleatórias se elas fornecerem informações úteis a respeito dos blockchains, ajudando a catalogá-los. Praticamente qualquer item de valor pode ser rastreado e negociado em uma rede de blockchain, o que reduz os riscos e os custos para todos os envolvidos. O futuro envolve o rastreamento visa blockchain para todo tipo de produto, inclusive o rastreio de produtos agrícolas, que funcionam como moeda de troca em muitas situações, sendo utilizadas em stablecoins e sendo de grande valor.
Tipos de Blockchain
- Públicas. Redes de blockchain públicas são aquelas que qualquer um pode acessar e contribuir para a existência, porém, como consequência disso, exige muita energia para o seu funcionamento, visto que existe uma grande quantidade de acessos e análises sendo feitos constantemente. Esse consumo excessivo de energia gera diversos problemas ambientais, eles, inclusive, esses problemas ambientais causados pela mineração de criptomoedas costumam ser comentados com frequência no meio.
- Privadas. Elas funcionam da mesma forma que uma rede pública e são, inclusive, descentralizadas. No entanto, uma organização administra a rede, controlando quem tem permissão para participar, executar um protocolo de consenso e manter o livro de registro compartilhado. Assim, não é qualquer um que pode acessar o sistema e esse controle de acesso acaba gerando mais segurança e eficiência no processo, apesar de reduzir a quantidade de blockchains que podem ser processados em um dado espaço de tempo.
Conheça os benefícios do Blockchain
O uso do blockchain é uma ótima ideia para manter a sua empresa em alta e com bom funcionamento. Ele é capaz de tornar a experiência do usuário ainda melhor, deixando-o mais confortável e seguro. Além disso, para o meio das criptomoedas, esse sistema é de grande utilidade, ajudando tanto aos moradores quanto a grandes empresas que precisam dos dados que estão sendo coletados e armazenados.
A tecnologia blockchain oferece vários benefícios para o gerenciamento de transações de ativos. Isso significa que, ao implementá-lo na sua empresa ou no seu negócio, você poderá contar com mais vantagens e conforto. Abaixo citamos os principais benefícios desse sistema de blocos.
Segurança
O blockchain é considerado de alta segurança, claro que depende de como você está utilizando ele e a quem dá acesso. Sempre existe o medo de que alguém modifique o software subjacente para criar dados falsos. No entanto, o blockchain aproveita três princípios: criptografia, descentralização e consenso para criar um sistema de software subjacente que é virtualmente inquebrável e altamente seguro.
Descentralização
Grupos e sistemas centralizados são aqueles que são administrados e coordenados por uma única pessoa ou entidade. No caso do blockchain, isso não acontece, visto que ele é descentralizado. Não existe nenhuma entidade ou grupo central de coordenação com autoridade para cancelar transações ou alterar regras de consenso na ausência de usuários. Embora seja tecnicamente possível realizar um ataque, a natureza descentralizada da blockchain pode resultar na partição da rede, ignorando a ordenação indesejável de blocos em consenso.
Eficiência
Compartilhar um livro de registros entre os membros da rede elimina a necessidade de reconciliação de dados demorada. Para acelerar as transações, um conjunto de regras, denominado contrato inteligente, é armazenado na blockchain e é executado automaticamente.
Em geral, as transações B2B (“business-to-business”) levam tempo e podem causar gargalos operacionais, especialmente quando agências reguladoras e de conformidade terceirizadas estão envolvidas. A transparência e os contratos inteligentes tornam essas transações mais rápidas e eficientes. Desse modo, com o blockchain essas movimentações acontecem de forma muito mais eficiente.
Transparência e livre acesso
Os blockchains costumam dar livre acesso para as pessoas, em alguns casos, com uma autorização é possível acessar tudo, em outros, você não precisa de nada para entrar nesses blocos. O que importa é que esse livre acesso gera mais confiança nos usuários, em geral, uma vez que eles conseguem observar as transações e entender as suas dinâmicas, se protegendo de possíveis golpes ou fraudes que costumam acontecer em transações diversas, seja em bens físicos ou criptomoedas.