Quais os principais sintomas da dengue?

Você conhece os principais sintomas da Dengue? Sabe quando deve se dirigir até uma unidade de saúde para buscar ajuda? Por muitas vezes, uma atitude rápida pode salvar vidas.

Basta chegar o verão que as principais notícias sobre a dengue e o quanto ela está invadindo várias cidades do Brasil. É importante que a dengue está presente em todo o país e não apenas em alguns estados. Sendo assim, todos nós devemos tomar cuidado e evitar criar possíveis criadouros do mosquito transmissor da doença.

O que é a dengue?

Sintomas da Dengue

A dengue é uma doença infecciosa aguda. No Brasil, ela é transmitida através da picada do mosquito Aedes Aegypti que também está infectado com o vírus. Atualmente existem quatro tipos do vírus: 1, 2, 3 e 4. Todos eles podem causar a doença.

Quais os principais sintomas da dengue?

Na dengue clássica, ocorrem os seguintes sintomas:

  • Febre alta (geralmente superior a 38,5º);
  • Dor de cabeça muito forte e também atrás dos olhos que piora com o movimento dos mesmos;
  • Perda de paladar e apetite;
  • Tonturas, náuseas, manchas vermelhas na pele;
  • Cansaço extremo, moleza e muitas dores nos ossos e articulações.

Já na dengue hemorrágica é preciso ter um cuidado ainda maior, visto que os sintomas são os mesmos da dengue clássica, porém o paciente tem uma súbita melhora e a febre some do nada.


É nessa hora que devemos ter ainda mais atenção, principalmente se aparecerem os seguintes sintomas: dores abdominais fortes, vômitos, palidez, sangramento no nariz, gengivas e boca, manchas vermelhas na pele, confusão mental, sede excessiva, pulso rápido e fraco, dificuldade respiratória, perda de consciência.

Neste caso é importante buscar ajuda médica o quanto antes. A dengue hemorrágica pode causar hemorragias internas que quando não tratadas a tempo, podem levar a óbito.

Qual o tratamento para a dengue?

O tratamento para a dengue clássica baseia-se principalmente em amenizar os sintomas da doença. É necessário fazer uso da medicação indicada pelo médico e beber muito líquido. A dengue pode trazer uma desidratação profunda e isso pode causar óbito. Evite também qualquer remédio a base de ácido acetil-salicílico.

Jamais tome medicação por conta própria e procure orientação médica para o tratamento de qualquer doença.

Leia também: Quais os medicamentos que não se deve tomar durante a dengue.

1 comentário em “Quais os principais sintomas da dengue?”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.