Beleza & Saúde
Quais os sintomas da endometriose
Você conhece os principais sintomas da endometriose? Pois deveria. Esta é uma doença que atinge milhares de mulheres em todo o mundo e que por muitas vezes, pode demorar até ter um diagnóstico correto.
A endometriose é uma doença do tipo inflamatória, provocada por células que compõem o endométrio. Estas células, ao invés de serem expelidas durante a menstruação, acabam migrando para os ovários ou então na cavidade abdominal, causando fortes dores para a mulher.
Por muitas vezes, o diagnóstico é demorado, difícil e a mulher sofre. Sendo assim, é muito importante que você fique atenta a todos os sintomas que possam aparecer e entender o seu corpo para chegar a um tratamento preciso e eficaz de maneira mais rápida.
E quais seriam os principais sintomas da endometriose?
Em alguns casos, mulheres portadoras da endometriose podem não apresentar nenhum sintoma. Mas já em outros casos, pode-se notar o seguinte:
- Dor durante a penetração nas relações;
- Infertilidade;
- Cólicas menstruais muito intensas, conhecidas como dismenorreia. As dores podem ser tão fortes que em muitos casos impedem as mulheres de realizar suas atividades habituais mais básicas;
- Dores difusas ou crônicas na região pélvica;
- Sangramento menstrual intenso;
- Menstruação irregular;
- Alterações intestinais ou urinárias durante a menstruação.
Como é feito o tratamento e o diagnóstico da endometriose?
A constatação da doença é feita através de exames clínicos e de imagem. O médico pode solicitar laparoscopia, ultra-som vaginal, ressonância magnética e um exame de sangue específico de nome marcador tumoral CA-125, que pode mostrar alterações em casos mais avançados da doença.
Quanto ao tratamento, ele pode ser feitos de duas maneiras: cirúrgico e com medicamentos. Nos casos cirúrgicos é feita uma laparoscopia onde podem ser removidos cistos ou outros focos da doença. Ainda em alguns casos, quando a mulher já teve os filhos desejados e não pretende engravidar novamente, remover o útero e os ovários pode ser uma alternativa de tratamento mais radical, mas eficaz para acabar com os sintomas da doença.
Existem também medicamentos como anti-inflamatórios, analgésicos e outros que podem ser usados durante o tratamento para alívio dos sintomas.
É importante frisar que nenhum medicamento deve ser usado sem o consentimento médico. Procure um profissional de saúde para diagnóstico e tratamento correto. Durante a consulta, esclareça todas as suas dúvidas e siga o tratamento corretamente.
Fatores de Risco
É importante lembrar também de alguns fatores de risco que podem aumentar as chances de desenvolvimento da doença, tais como:
- Ter a primeira menstruação muito cedo;
- Anormalidades no útero;
- Menstruação que duram por muito tempo, por sete dias ou mais;
- Ciclos menstruais frequentes;
- Nunca ter tido filhos.
Não deixe de realizar seus exames regularmente. O diagnóstico precoce de qualquer doença pode facilitar e muito, o tratamento.
Veja também: Conheça os principais sintomas da vacina da gripe.