Conheça os principais benefícios da vacina da gripe

Sempre que o inverno se aproxima, o Governo inicia a campanha de vacinação contra a gripe. Você sabe quais são os principais benefícios da vacina da gripe?

Em tempo de pessoas que realizam campanhas contra a vacinação, é importante tentar manter a população informada dos benefícios que ela pode trazer. Vacina pode ter reações? Pode. Mas isto é raríssimo. Eu pelo menos sou aquele tipo de pessoa que, se tem vacina, eu tomo, sem pensar duas vezes. O que pode ser uma pequena reação ao fato de ter uma doença grave?

E a gripe sim é uma doença grave. Principalmente por conta das complicações que ela pode trazer. Uma simples gripe pode desencadear infecções pulmonares como a pneumonia até infecções generalizadas que podem levar ao óbito.

Outro ponto importante é que a vacina contra a gripe deve ser tomada todos os anos para reforço. Também há uma espécie de “atualização” da proteção contra determinados tipos de vírus da gripe. É fato que uma vez que você toma a vacina, não ficará livre da gripe para sempre, mas caso contraia a doença, a terá de uma maneira muito mais branda.

Saiba quais são os principais benefícios da vacina da gripe:

Benefícios da vacina da gripe

A vacina da gripe no Brasil é preparada com o vírus já morto. Os antígenos são utilizados para que o organismo consiga produzir anticorpos para combater a gripe.

Nada mais é que um boato o fato da vacina da gripe te deixar doente. Em hipótese alguma a vacina o deixa doente, muito pelo contrário, pode salvar sua vida.

Um dos principais benefícios da vacina da gripe é sem dúvida, salvar a sua saúde. Por isso, todas as pessoas que têm a oportunidade de receber a dose, não podem deixar passar.

Qual é o público alvo da vacinação contra a gripe

Devem-se vacinar nos postos de saúde as pessoas que se encontram dentro desta categoria:

  • Professores
  • Idosos a partir de 60 anos de idade
  • Pessoas portadoras de doenças crônicas como hipertensão, diabetes, doenças cardíacas, etc.
  • Trabalhadores da área de saúde (médicos, enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem, etc)
  • Mulheres que passaram por trabalho de parto recentemente (cerca de 45 dias).
  • Povos indígenas
  • Gestantes
  • Crianças com idade entre seis meses e seis anos
  • População que está privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

É muito importante que você que tem algum familiar dentro deste público alvo, que faça esta pessoa procurar os postos de saúde e garanta a dose da vacina.

1 comentário em “Conheça os principais benefícios da vacina da gripe”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.