Alternativas grátis para o Office

Você sabia que existem alternativas grátis para o Office? Hoje o serviço da Microsoft trabalha com assinaturas e nem todo mundo tem necessidade de pagar mensalmente por um serviço que pouco usa.

O pacote Office, produzido pela Microsoft é muito bom. Eu, desde que me conheço por gente, sempre usei Microsoft Word para fazer meus trabalhos da escola. Planilhas do Excel no trabalho e nunca tive o que reclamar dos aplicativos. E sempre paguei pela suíte completa. Lembro até quando tinha paciência para criar bancos de dados no Access (alguém ainda usa?!) para cadastrar todos os CD’s e DVD’s que eu tinha em casa.

Mas, desde que a Microsoft lançou o Office 365, muita gente achou o produto caro e não gostou do sistema de assinaturas. Nele, o usuário paga um valor anual para usar os aplicativos da empresa.

Entretanto, preferi assinar o Office 365 Home Premium, que me permite instalar o programa em até cinco computadores (Windows ou Mac), 1 TB de armazenamento no SkyDrive, 60 minutos em ligações para telefones fixos no Skype em mais de 40 países. Para a minha necessidade, vale a pena pagar pela assinatura.

Mas…e quando você não está com vontade de gastar um dinheiro em software ou então pagar uma assinatura? Existem alternativas grátis para o Office muito boas. São versões online e offline que funcionam tão bem quanto o Office da Microsoft. Vamos a elas:

Exemplos de alternativas grátis para o Office

Google Docs

É a versão online do Office gerenciado pelo Google. É o mais popular da área. Dá para criar documentos, planilhas, apresentações, formulários e desenhos. Todos os seus documentos ficam armazenados no seu Google Drive.

Alternativas grátis para o Office
Google Docs

Office Web Apps


É uma versão online e gratuita da Microsoft. Portanto, se você está acostumado a plataforma Office, usar o Office Web Apps pode te manter um pouco na zona de conforto, uma vez que a interface é muito parecida, com algumas funções a menos. Hoje esta suíte fica dentro do One Drive. É necessário ter uma conta da Microsoft para utilizá-lo.

Alternativas grátis para o Office
Office Web Apps

Zoho Docs

É bem parecido com o Google Docs e o Office Web Apps e também permite que você compartilhe arquivos com outros usuários.

Agora, algumas alternativas gratuitas para o Office que você pode usar “Offline”, ou seja, não depende de uma conexão à internet:

Open Office
Free Office
Libre Office

Você pode fazer o download gratuito de qualquer uma das suítes acima. Todas elas oferecem programas de editores de texto, planilhas e apresentações. Veja qual se encaixa melhor às suas necessidades e aproveite!

Portanto, você não tem mais aquela desculpa para dar de que “não possui office instalado” para ficar fora do trabalho da escola. 🙂

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.