Aplicativos essenciais para Android

Este post foi escrito pela primeira vez em 2015. De lá pra cá, esta lista de aplicativos essenciais para Android mudou bastante. Alguns não existem mais, outros foram substituídos por versões melhores.

Sempre fui fã da plataforma Android e depois de ter usado iPhone algumas vezes, hoje ainda prefiro o robozinho.

Vários fatores contribuíram pra isso. Primeiro, o valor dos iPhones está cada vez mais surreal no Brasil. Se fosse mais acessível, como é lá fora, até cogitaria usar um Apple, mesmo porque são aparelhos sensacionais e, ao contrário do Android, recebe atualizações por muito mais tempo.

Já para quem usa Android, existem aparelhos para todos os bolsos. São muito mais acessíveis. é claro que devemos levar em conta processador, memória, essas coisas. Mas um aparelho de entrada já atende bem a grande massa, uma vez que só quer saber se o WhatsApp e o Facebook vão funcionar.

A grande desvantagem do Android é sua desvalorização. O aparelho desvaloriza muito mais rápido que um iPhone e só recebem no máximo duas atualizações de sistema. Quando recebem. Pelo menos as atualizações de segurança são enviadas. Ainda.

Mesmo assim, no conjunto geral da obra vale muito a pena. A não ser que ganhe na loteria ou vá morar no exterior, pretendo ficar com o Android indefinidamente, trocando o aparelho a cada dois, três anos.


Sendo assim, fiz uma listinha dos aplicativos que considero essenciais para todo usuário de Android.

Lista de aplicativos essenciais para Android

Segue minha lista e claro, se você achar que ficou faltando algum, pode ajuda a deixar esta lista ainda mais rica, mencionando nos comentários.

Aplicativos para Android

Aplicativos para Redes Sociais

  • Twitter for Android: Para quem ainda usa o Twitter, que cá entre nós, é muito mais divertido que o Facebook, o aplicativo oficial do Twitter é o que melhor me atende. Isso falado de aplicativos gratuitos. Já testei o Talon, mas depois fiquei cansada dele e o Tweetcaster, que era o melhor, foi praticamente abandonado;
  • Instagram: Uma das redes mais populares do momento. Mas, se você não quer jogar sua produtividade no lixo, melhor tentar não deixá-lo ao menos na tela inicial do seu celular;
  • Facebook – Confesso que tenho o aplicativo do Facebook instalado apenas por conta de trabalho, mas sei que boa parte dos brasileiros não vive sem.

Navegador

  • Google Chrome: Se você usa Android, provavelmente o Chrome já vem instalado no seu aparelho. A grande vantagem é poder sincronizar os favoritos entre todos os dispositivos.

E-mail

  • GMail – O aplicativo do GMail é mais do que suficiente para gerenciar suas mensagens, mas outras boas alternativas são o Outlook, da Microsoft e o Spark.

Música

  • Spotify – Dá para escutar música no plano gratuito, mas com interrupções comerciais. Outra opção para quem gosta de música é o Deezer.

Vídeo

  • VLC – Para assistir seus vídeos em mp4, mkv e outros formatos não tem aplicativo melhor;
  • You Tube / Netflix: Streaming para entretenimento em geral.

Armazenamento de arquivos na Nuvem

Dropbox, Google Drive, One Drive: Três excelentes opções para realizar backups dos seus arquivos na nuvem e acessá-los de qualquer dispositivo.

Utilitários & Afins

  • Uber / 99 / Cabify: Você nunca sabe quando vai precisar de transporte;
  • Kindle: Para ler seus livros em qualquer lugar. É possível até enviar os livros para o aplicativo por email;
  • Google Maps: Para se localizar em qualquer lugar;
  • Evernote / OneNote: Para organizar suas anotações. O primeiro é o mais popular e possui uma versão gratuita e uma paga. Já o segundo é da Microsoft, totalmente gratuito e melhorou muito nos últimos tempos;
  • CamScanner: Com ele você tem um scanner portátil em suas mãos;
  • Google Agenda: Você precisa de um lugar para organizar seus compromissos e é mais um aplicativo que fica sincronizado em todos os seus dispositivos;
  • EX File Manager: Um gerenciador de arquivos excelente para o Android;
  • WhatsApp: Alguém ainda consegue viver sem estes aplicativos de comunicação hoje em dia? Apesar de tudo, o Telegram continua sendo uma excelente opção.

Esta é a minha lista de aplicativos essenciais para Android. Gosta de algum que não está na lista? Diga qual é na área de comentários!

2 comentários em “Aplicativos essenciais para Android”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.