Quem tem direito ao Bolsa Família

O Governo Brasileiro criou o Programa Bolsa Família visando ajudar a famílias mais carentes. O principal objetivo era tentar eliminar os sinais da pobreza extrema que assombram o país. Desta maneira, os membros de determinada família, teriam fundos para pelo menos adquirir o básico da sua alimentação diária.



Atualmente mais de 11 milhões de famílias são atendidas pelo Bolsa Família, que também agrega outros programas como o Bolsa Escola, Cartão Alimentação, Auxílio Gás e Bolsa Alimentação.

Programa Bolsa Família

Quem tem direito ao Bolsa Família

O programa Bolsa Família é dedicado a lares com extrema pobreza. Devem ainda preencher os seguintes requisitos:


  • Ter renda máxima de R$85 (oitenta e cinco reais) por pessoa da família.
  • Famílias que tenham na composição gestantes ou crianças e adolescentes entre 0 e 17 anos

Como fazer o cadastro

Para se cadastrar no programa, a família deve procurar se inscrever no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e os dados devem estar atualizados há menos de dois anos.

Se você se encaixa nas situações acima, para receber o Bolsa Família deve procurar o responsável pelo programa na prefeitura da sua cidade e solicitar a inscrição no Cadastro Único. É através deste cadastro que também é possível participar de outros programas do governo como o Minha Casa Minha Vida.

Os dados devem estar sempre atualizados

Para que você não perca o benefício, deve sempre atualizar os dados. Deve sempre informar para a prefeitura se houve alteração de endereço, telefone de contato e mudanças na condição da família como nascimento, morte, mudança do salário, separação, adoção, casamento, dentre outros.

A inclusão no Cadastro Único não garante o recebimento do benefício. O Ministério do Desenvolvimento faz uma seleção automatizada mês a mês. Para saber se sua família foi incluída, consulte o responsável pelo programa na Prefeitura da sua cidade. Para mais informações sobre o Programa Bolsa Família acesse o site em http://www.mds.gov.br/bolsafamilia.

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.