Como fazer o cadastro no Mercado Livre e comprar com segurança

O Mercado Livre funciona como uma espécie de eBay nacional. O formato é muito semelhante. Trata-se de uma plataforma de compra e venda onde qualquer pessoa pode anunciar o que quiser ou quase isso. Neste post mostraremos como fazer o cadastro no Mercado Livre e também passar umas dicas para você não cair em furadas.



O serviço atua como um intermediário entre o comprador e vendedor. Oferece exposição, recebe o valor da compra e em troca o usuário paga uma espécie de comissão para a plataforma. Grande parte das negociações são realizadas com sucesso, porém sempre existem pessoas que se aproveitam da inexperiência de alguns usuários para aplicar golpes. Alguns dos grandes!

Mas calma! O Mercado Livre não é o terror! Basta ter cuidado para negociar por lá!

Como fazer o cadastro no Mercado Livre

Fazer o cadastro no Mercado Livre é muito simples e leva apenas alguns minutos. Logo ao acessar a primeira página, no canto superior direito, você encontra a opção “Cadastre-se”.


Em seguida, você deve informar o nome, sobrenome, um email (que deve ser válido para que você possa realizar as transações) e uma senha. Escolha de preferência uma senha que você não use em outro serviço. Questão de segurança né pessoal!

Após clicar no botão criar conta, você já estará cadastrado no Mercado Livre e pode começar a fazer compras ou vender produtos. Será enviado também um email de boas vindas para o endereço que foi cadastrado.

Após criar a sua conta, aconselho a ir até o site e procurar pela opção “Meus Dados” e editar suas informações. Você poderá incluir um telefone para contato, mudar o nome de usuário e cadastrar o endereço para envio das compras.

Algumas dicas para comprar com segurança no Mercado Livre

Comprar no site ainda pode ser considerado seguro, desde que você observe as seguintes situações:

Desconfie se o preço oferecido está muito abaixo do praticado no mercado

Um celular que em lojas tradicionais do varejo custa cerca de R$600 e no Mercado Livre é vendido por R$100, deve ser estudado antes. Em alguns casos, pode não ser problema pois o usuário pode estar vendendo barato porque está com defeito. Agora se o aparelho aparenta estar perfeito e mesmo assim está com preço muito baixo, pode ter sido roubado ou então é um modelo falsificado. Fuja deste tipo de compra

Vendedores novos na plataforma que só aceitam pagamento em dinheiro

O Mercado Pago é um serviço do Mercado Livre que gerencia os recebimentos em dinheiro. Ele também é uma garantia a mais para o comprador, pois caso haja algum problema com a compra, o usuário recebe o dinheiro de volta. Quando um vendedor novo, oferece somente como opção de pagamento o depósito direto em conta bancária, é melhor procurar outro. O Mercado Livre não se responsabiliza por pagamentos que sejam feitos fora do Mercado Pago. Sua garantia é zero.

Esclareça todas as suas dúvidas antes de finalizar a compra

Todos os produtos contam com um espaço para que você faça perguntas ao vendedor. Tire todas as suas dúvidas antes de concluir a compra. Esta também é uma ótima maneira de ver se o vendedor é sério ou não.

Leia todo o anúncio

Leia todos os detalhes que estão sendo informados no anúncio para ver se está de acordo com o que procura. Em caso de dúvidas, use o espaço de perguntas.

Procure por vendedores mais antigos na plataforma

Nada contra vendedores mais novos, mas vendedores mais antigos possuem uma reputação já construída e fica mais fácil saber se as chances de fazer um bom negócio são maiores.

Desconfie de vendedores que colocam email ou outras formas de contato na descrição do anúncio

O Mercado Livre não permite a troca de informações de contato antes da concretização da venda. Por isso, desconfie de vendedores que colocam emails ou telefones para contato na descrição do anúncio para que a venda seja realizada “por fora”. Em 99% das vezes trata-se de um golpe.

Leia também: Comprar na Netshoes é seguro?

Use a dupla Mercado Envios/Mercado Pago

Utilizando o Mercado Pago para os pagamentos e o Mercado Envios para o envio do seu produto, você fica protegido pelo Mercado Livre caso haja algum problema com sua encomenda.

Resumindo, se ficar com dúvidas ou com alguma desconfiança, não faça a compra. Agora se todas as suas dúvidas forem respondidas, se a venda for feita via Mercado Pago, faça seu cadastro no Mercado Livre e compre normalmente.

2 Respostas para “Como fazer o cadastro no Mercado Livre e comprar com segurança”
  1. neuza 06/04/2015
    • Editor 07/04/2015

Deixe um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.