Chocolate amargo faz bem a saúde

Você sabia que o chocolate amargo faz bem para a saúde? Sim, mas apenas as versões com mais de 70% de cacau. Neste post vamos mostrar quais os principais benefícios para a saúde e mostrar o porquê você pode incluí-lo no seu dia a dia.



Muita gente é viciada em chocolate e não consegue viver sem a guloseima. Eu confesso que também sou assim. Por muitas vezes desisti de ter uma alimentação mais saudável pois não conseguia deixar pra lá o maldito chocolate. Era pelo menos uma barra por dia.

Só que o tempo foi passando e o paladar foi mudando também. Comecei a experimentar vários tipos de chocolates diferentes com percentual de cacau diferentes. E não é que gostei?

Confesso que a atual insistência das indústrias, em reduzir cada vez mais a quantidade das barras colaborou. Lembro que uma mísera barra de chocolate ao leite alguns anos atrás tinha 200 gramas. Hoje, esta quantidade caiu pela metade. É mais um motivo para você adotar também o chocolate amargo.


Entenda como o chocolate amargo faz bem e os benefícios para a saúde

Chocolate amargo faz bem

Os principais benefícios do chocolate amargo para a saúde são os seguintes:

  • Colabora para redução da pressão arterial: O chocolate amargo possui componentes químicos flavonóis, que são derivados dos flavonoides. Estes componentes provocam um relaxamento dos vasos sanguíneos, provocando a redução da pressão arterial.
  • Ajuda a controlar a ansiedade: Alguns de seus componentes trazem uma relação de relaxamento ao organismo, diminuindo os índices de ansiedade.
  • Não aumenta os índices de açúcar no sangue: O chocolate amargo possui baixo índice glicêmico, ou seja, não provoca picos de aumento de insulina no sangue, evitando o risco de desenvolvimento de doenças como a diabetes.
  • Protege os dentes: Por ter em sua composição a teobromina, há a possibilidade de se reduzir bactérias que causam doenças nos dentes, além de melhorar a qualidade do esmalte.
  • Evita o envelhecimento precoce das células: Os antioxidantes da composição do chocolate amargo são responsáveis por retardar o envelhecimento precoce das células e evitar inflamações.
  • Melhora a saúde do coração: O chocolate amargo pode colaborar para reduzir o colesterol ruim do sangue, reduzindo assim as chances de doenças coronarianas.

Leia também: Tratamento caseiro para gastrite

Viram como o chocolate amargo faz bem? Estes são apenas alguns dos benefícios que você pode ter ao ingerir a quantidade correta. O ideal é consumir 25 gramas de chocolate amargo, acima de 70% de cacau por dia. O chocolate amargo “comum” ou o chocolate ao leite, tem uma quantidade muito grande de açúcar e não traz nenhum benefício para a saúde.

Nenhuma resposta para “Chocolate amargo faz bem a saúde”

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.