Diversos
Como economizar dinheiro
Foram longos anos até aprendermos a lição de como economizar dinheiro. No início foi difícil, tivemos vontade de desistir, mas ao chegar no final do prazo e alcançar o seu objetivo não tem preço.
O objetivo inicial era comprar um novo equipamento para trabalho. Sem parcelar a perder de vista nas lojas, mas sim, pagando à vista, para poder barganhar com o vendedor na hora da compra.
Há dois anos eu decidi que queria trocar minha máquina de trabalho e para tal, precisava poupar pelo menos 10% do que ganhava todo mês. E foi uma tarefa difícil, muito difícil.
A melhor maneira de começar a economizar dinheiro, foi decidir que esta “poupança” funcionaria como uma conta mensal. Além de aluguel, luz, telefone, tv por assinatura, gás e internet, teríamos também a “parcela da máquina”. E pra não deixar o projeto falhar, todo mês, esta foi sempre a primeira conta a ser paga.
Por ser freelancer, a renda não é fixa, há meses bons, outros nem tanto. E nos meses que não eram tão bons, a coisa complicou um pouco, mas nada desanimou. Bastava pensar lá na frente e abrir mão de alguns supérfluos que o projeto deu certo! Por isso, podemos dizer que a experiência foi mais do que válida.
Dicas para iniciar o processo e começar a economizar dinheiro
Depois de nossa experiência, as dicas que podemos dar para economizar dinheiro, são as seguintes:
– Veja como abrir uma conta poupança.
- Decida o quanto você precisa para o seu objetivo. Seja para adquirir um bem, para fazer uma viagem ou simplesmente, criar um fundo para uma emergência qualquer;
- Coloque no papel o quanto você ganha e o quanto você tem despesas por mês. Inclua todas as despesas, até aquele cafezinho que você toma na padaria de manhã ou no fim de tarde;
- Faça com que o valor mensal que você tem a poupar seja a “primeira conta” paga no início do mês;
- Compre menos. Pense sempre se você realmente precisa de tal item;
- Se tem dívidas, procure seu credor para renegociá-las o quanto antes. Termine suas dívidas e comece a poupar. Importante: Lembre-se que a parcela a ser paga deve ser encaixada no seu orçamento sem comprometer outras contas;
- Se o projeto é importante e a grana é curta, opte por programas caseiros. Por mais que você vá a programas gratuitos, vai acabar gastando algum dinheiro seja com transporte ou com algum lanche na rua;
- Se trabalha fora ou precisa passar o dia todo na rua, leve marmita ou lanches de casa;
- Se você tem algum hobby que pode render um dinheiro extra, aproveite para investir neste seu trabalho!
É mais ou menos assim, poupar requer organização e força de vontade, mas no final, o resultado é recompensador. E uma vez que você aprende a poupar, cria-se o hábito e nunca mais você deixará este hábito passar longe.