.

Diversos

Como fazer para emitir nota fiscal como Pessoa Física

Muita gente não sabe, mas sim, é possível emitir nota fiscal como Pessoa Física e assim passar mais credibilidade para quem te contrata e correr menos risco de perder serviços por não ter como “comprovar” o recebimento do valor combinado. 

A nota fiscal é um dos documentos mais importantes para qualquer empresa. É através dela que ficam registradas as operações tanto de compra quanto de venda (em caso de produtos) e também de serviços prestados.

Com os valores apurados das notas fiscais emitidas, é possível calcular todos os impostos que uma empresa deve recolher, geralmente o ISS, Imposto de Renda e ICMS. Mas estes impostos podem variar dependendo de como a empresa é cadastrada na Receita Federal. Independente deste cadastro, a emissão de nota fiscal em qualquer operação é obrigatória.

O que é necessário para emitir nota fiscal como Pessoa Física?

emitir nota fiscal como Pessoa Física

Mas, até agora, pelo que foi citado, somente empresas podem emitir nota fiscal certo? Errado! Pessoas Físicas também podem emitir notas fiscais ao prestar serviços. Para venda de produtos, já é uma questão mais complicada e o ideal mesmo é que seja feito somente por Pessoa Jurídica.

Porém, vale salientar que não são todas as empresas que aceitam notas fiscais emitidas por autônomos. Antes de fechar o contrato, verifique se é possível comprovar o recebimento do valor desta forma. 

É aconselhável também que, se você presta um serviço recorrente, avalie a situação para abrir uma empresa e emitir estas notas como Pessoa Jurídica. Além de atrair um maior leque de clientes, é provável que a indicência de impostos seja bem menor. 

O que é preciso fazer para emitir nota fiscal como Pessoa Física:

Este tipo de procedimento varia de acordo com a região. O primeiro passo é procurar na Prefeitura da sua cidade, o setor da Secretaria Municipal de Fazenda, uma vez que ela é a responsável pelo recolhimento de taxas e impostos municipais. 

Lá, você receberá toda a informação necessária para emitir o documento. Será feito um cadastro onde será emitida também a sua inscrição estadual, número necessário para emissão do documento mesmo sendo Pessoa Física.

Formalizar-se como MEI pode tornar o processo mais fácil

Uma outra forma de emitir nota fiscal sem muita burocracia e fazendo o seu cadsatro como MEI (Microempreendedor individual). Todo o processo é feito de maneira online. 

Outra grande vantagem do MEI é a questão dos impostos, que são bem baixos e ainda trazem toda a segurança do INSS caso precise de algum auxílio. 

Para se cadastrar como MEI, basta acessar o Portal do Empreendedor e seguir as instruções. Tenha em mãos documentos como RG, CPF, Título de Eleitor e recibo da declaração do Imposto de Renda, se for o caso. 

Uma vez que o cadastro foi concluído, você deve ir até a Prefeitura da sua cidade para fazer o registro e ter acesso ao sistema para emissão de notas fiscais eletrônicas.

O processo para emitir nota fiscal como Pessoa Física não é difícil, mas pode ser um pouco chato e burocrático. Por isso, estude bastante para ver se não é mais vantajoso abrir uma empresa. O processo de abertura pode ficar por conta de uma empresa terceirizada e nos dias atuais, é possível fazer tudo isso de maneira online.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Recentes

Categorias

Tags