Diversos
Como fazer arroz para iniciantes
É um iniciante na cozinha e já se perguntou como fazer arroz? Acredita que é uma coisa muito complicada e que jamais vai conseguir fazer?
Fique calmo! Arroz é uma das coisas mais simples de se preparar e qualquer pessoa que nunca fez nada na vida na cozinha, consegue preparar. O arroz é a base de muitos pratos. A partir dele, dando uma incrementada, pode até virar prato principal!
Para se ter a ideia de como fazer arroz é uma coisa extremamente simples, eu aprendi apenas de olhar minha mãe preparando todos os dias. Lá em casa, o arroz fresco era uma exigência diária! Nada como eu faço hoje na minha casa, onde preparo porções maiores para congelar e facilitar a minha vida na cozinha.
Então, nada como arregaçar as mangas e deixar as desculpas de lado. Cozinhar é simples, basta praticar e aprender!
Como fazer arroz – Passo a passo para iniciantes
Para preparar esta receita, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- Duas xícaras de arroz (pode ser branco, parboilizado, o que você preferir);
- Duas colheres de sopa de óleo ou azeite;
- Dois dentes de alho amassados, ralados ou bem picadinhos;
- Uma colher de sobremesa de sal;
- Quatro xícaras de chá de água;
Você vai precisar também de uma panela com tamanho suficiente para cozinhar o arroz e algum recipiente para esquentar a água.
Preciso lavar o arroz?
Arroz de qualidade não precisa ser lavado. A Rita Lobo fez um post no blog dela explicando direitinho sobre o assunto. Dá uma olhadinha lá e não precisa ficar traumatizado por não lavar o arroz!
Aliás, aqui vamos explicar o passo a passo do refogado básico do arroz. O site Panelinha tem inúmeras ideias para mudar o refogado do arroz e dar um toque diferente!
Voltando ao nosso passo a passo!
Primeiro passo:
Coloque a água para esquentar. O ideal é que quando se cozinha o arroz, adicionamos a água já quente para acelerar o processo. É bom sempre colocar um pouquinho a mais da quantidade necessária, pois durante o processo de fervura, pode evaporar um pouco.
Não tenho como esquentar a água! Não tem problema. Dá para fazer com a água fria, só vai demorar mais um pouquinho para ficar pronto.
Segundo passo:
Pique, rale ou passe no processador a cebola e o alho. Como eu gosto de pedacinhos, sempre corto de uma maneira um pouco “grosseira”. Corte da maneira que achar melhor. Não gosta de cebola? Não precisa colocar. Pode usar só o alho sem problemas. Agora arroz sem alho ou cebola não dá. Fica sem gosto.
Nada de apelar também para aqueles temperos industrializados que deixam o arroz com gosto de miojo! Além de serem cheios de sódio, nem deixam o arroz tão saboroso assim. Palavra de quem já testou.
Terceiro passo
Agora que os temperos que estão picados, coloque a panela no fogo médio, deixe aquecer um pouco, adicione o azeite ou o óleo e a cebola. A cebola sempre deve ser refogada um pouco antes do alho, pois ela demora um pouco mais para cozinhar. O alho, cozinha muito rápido e se queimar, fica amargo. Se isso acontecer você será obrigado a descartar tudo e começar novamente.
Quando a cebola estiver um pouco transparente, acrescente o alho e refogue por mais um minuto.
Adicione o arroz e o sal. Continue refogando por mais um minuto. Tenha paciência pois é justamente este processo que vai deixar o seu arroz soltinho no final.
Quarto passo
Adicione a água, dê uma leve mexida e pronto. Agora é só aguardar esta água secar. Fique de olho, pois o processo não demora muito tempo. Se a água secar e não estiver por perto para apagar o fogo, o arroz vai queimar e aí já era!
Quando a água secar, apague o fogo e tampe a panela. Aguarde cerca de cinco minutos antes de servir.
Viu só como não dá muito trabalho? Se precisar ou quiser fazer uma quantidade maior, o macete vai ser sempre o seguinte: Use o dobro da medida de água para a medida de arroz. Por exemplo: três xícaras de chá de arroz, seis xícaras de água e assim sucessivamente.
Para encerrar, deixamos um vídeo mostrando na prática o processo de como fazer arroz para iniciantes.
Veja também: Como fazer um almoço simples.