Depois da última crise de saúde pela qual todo o mundo passou, fazer uma horta em casa se tornou não só uma forma de produzir o próprio alimento, mas também o hobby de muita gente. Para quem acredita que não dá para plantar em casa ou apartamento, saiba que é possível sim, ter algumas verduras, frutas e até legumes cultivados em um pequeno espaço.

É claro que antes de iniciar a sua aventura no mundo da jardinagem, é interessante estudar sobre quais as plantas que se adaptam melhor ao espaço e ao ambiente em que você vive. Assim é possível aumentar as chances de sucesso e não ficar com aquela frustração de ver que o pé de salsinha do vizinho é mais bonito que o seu.

Uma outra vantagem de fazer uma horta em casa é para quem gosta de cozinhar principalmente, não há nada melhor do que usar ervas e temperos frescos, recém saídos da terra. Experiente usar temperos naturais no lugar dos desidratados e depois nos dias o que achou. A refeição fica com outro sabor!

Sem contar que o bolso pode agradecer bastante. Plantando seus próprios temperos, imagina o quanto é possível economizar no supermercado!

O que é necessário para fazer uma horta em casa

Como fazer uma horta em casa

Não é preciso de muito para fazer uma horta em casa. Mas é necessário guardar um tempo, mesmo que seja pequeno para dar atenção para suas plantinhas. Elas exigem um certo cuidado. Também é importante separar um local da casa que tenha luz do sol por pelo menos quatro horas diárias. A grande maioria das ervas, temperos e hortaliças precisa da luz do sol para se desenvolver.

Observe o espaço que tem na sua casa para montar a horta. Isto vai influir diretamente no recipiente que irá usar para plantar. É possível usar vasos, jardineiras, mini canteiros e até jardineiras verticais.

Se ainda não tem muita experiência com plantas, o ideal é que opte começar plantando mudas já desenvolvidas ao invés das sementes. Germinar sementes leva um certo tempo e isso pode acabar lhe desanimando com o “projeto”. Em lojas especializadas é possível encontrar mudas para quase todos os tipos de ervas As mais “fáceis” costumam ser salsinha, cebolinha, alecrim, manjericão, orégano.

Dicas para fazer uma horta em casa

Outras dicas importantes para quem quer fazer uma horta em casa:

  • Evite plantar mais de uma erva no mesmo vaso. Algumas plantas não gostam de ter “companhia” de outras plantas. A raiz de uma pode invadir a da outra e atrapalhar o desenvolvimento;
  • Para obter melhores resultados, procure regar sua horta no início da manhã ou no fim da tarde. Mas sempre observe se a terra já não está úmida demais. Excesso de água também pode acabar matando sua plantinha;
  • Sua horta também precisará de adubo todos os meses. É possível usar humus de minhoca, farinha de casca de ovo. Para ter resultados ainda melhores, procure usar adubos diferentes a cada mês;
  • Procure adquirir um substrato de boa qualidade para fazer uma horta em casa. Ele será o responsável pelo desenvolvimento das suas sementes ou mudas;

Fazer uma horta em casa pode trazer uma série de benefícios para a sua saúde. Além de ingerir alimentos nos quais sabemos a origem, o simples fato de cuidar da horta traz paz e relaxamento, podendo aliviar sintomas de estresse e ansiedade.

E se tentou uma vez e não deu certo, não desista. Tente ver onde errou e procure corrigir este erro. Muita gente errou na primeira vez e hoje não se arrepende de ter tentado de novo. Conversar com o “rapaz da lojinha de plantas” também pode trazer dicas preciosas.