Chega uma hora da vida em que precisamos tomar uma decisão importante: a de morar sozinho. Seja porque está na hora de conseguir o nosso próprio espaço ou então precisamos morar em outra cidade para trabalhar ou estudar. É nesta hora que nossa mente é invadida com milhares de perguntas sobre o que estar por vir. São dúvidas, inseguranças. Mas, com um pouco de organização e planejamento, dá pra passar por cima de tudo isso.



Decidiu morar sozinho? Então os primeiros passos são os seguintes:

Dicas para quem quer morar sozinho

– Converse com amigos ou parentes que já passaram por esta experiência. Veja qual foi a maior dificuldade e não tenha medo de pedir dicas.

– Organize suas finanças. Morar sozinho custa caro. Você terá que arcar muitas vezes com aluguel, luz, telefone, gás, água. Crie uma planilha (ou use um caderninho mesmo) lance todas as despesas que você irá ter. Seu orçamento será suficiente? Lembre-se que no início da sua vida sozinha, deve-se priorizar tudo que for essencial. Não tem dinheiro para TV por assinatura? Será que isto é realmente necessário? Vale pesar quais são as suas reais necessidades.


– Não vale a pena estocar comida. Isto eu digo por experiência própria. Morando sozinha, sempre dá preguiça de cozinhar só para um. Assim, se torna mais fácil comer no restaurante a quilo mais próximo de casa. Mas, é bom dizer que comer na rua acaba sendo mais caro do que comer em casa. Mais uma vez voltamos para o assunto chato do orçamento.

– É sempre bom dar uma vasculhada na casa dos pais e ver o que não é mais usado por lá. Geralmente, dá pra aproveitar bastante coisa. Se quiser, faça um “chá de panela” com amigos mais próximos para “arrecadar” alguns acessórios para sua casa.

Pra encerrar, não tenha pressa. Se você não tem um poupança alta ou então não é filho de pais ricos que irão te presentear com um apartamento todo montado, é mais do que normal ir montando sua casa aos poucos. A pior coisa que pode acontecer nesta fase é você se afundar em dívidas. Se for assim já vai começar tudo errado.

Portanto, tenha calma, paciência e aproveite para curtir muito esta nova etapa dessa sua vida. Ela é com certeza, um divisor de águas.

Leia também: Melhores bairros para morar no Rio de Janeiro

Deixe um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.