O que fazer se o celular for roubado?

Você já parou para pensar no que precisa fazer se o celular for roubado? Se até hoje não se preocupou com isso, é melhor começar a agir. Infelizmente no país os roubos de celulares estão aumentando cada vez mais e por mais cuidado que tenhamos, o risco está sempre presente.

O problema ainda vai muito além de perder o aparelho, que por muitas vezes nem está completamente pago. É o grande risco de ter contas bancárias invadidas e sofrer um prejuízo ainda maior.

Não são novidades as notícias de pessoas que tiveram aparelhos roubados e sofreram débitos consideráveis em suas contas bancárias. Na grande maioria dos casos, se conseguiu reaver o valor, mas a dor de cabeça de provar ao Banco que o problema foi causado por terceiros, é enorme.

Pensando em ajudar, nós procuramos elaborar uma lista com algumas dicas sobre o que fazer se o celular for roubado, para ao menos, tentar reduzir os transtornos.

Veja o que é necessário fazer se o celular for roubado:

O que fazer quando o celular for roubado

Depois do susto de ter o aparelho furtado, é preciso colocar a cabeça no lugar o mais rápido possível e tentar cuidar dos seus dados. Afinal, de posse destas informações os bandidos podem fazer verdadeiros estragos na vida da vítima.

É preciso ter muita atenção principalmente ao usar o telefone celular na rua. É nestas horas que os bandidos preferem agir pois a tela estará desbloqueada e assim, o acesso aos dados do usuário será muito mais fácil. Há alguns anos, os bandidos roubavam celulares para revender ou mesmo para desmontá-los e revender as peças. Hoje estão mais interessados no conteúdo dos aparelhos.

Mude a senha de acesso ao GMail ou outras contas vinculadas ao aparelho

O primeiro passo e correr para um computador ou outro aparelho próximo e alterar todas as senhas de contas que sejam veiculadas ao seu aparelho. No Android, é preciso mudar a senha do GMail que funciona como conta Google. Para quem tem um iPhone, deve trocar a conta da Apple ID. Para usuários de aparelhos Samsung, é bom também trocar a senha da Samsung Account. Após fazer a troca destas senhas, escolha a opção de deslogar de todos os dispositivos. Saiba mais aqui como sair de todas as suas contas remotamente.

Faça o bloqueio do IMEI do aparelho

Antes de mais nada, é sempre bom ter anotado o IMEI do seu aparelho celular em algum lugar seguro. Seja um caderno, um aplicativo de gerenciamento de senhas, não importa. Você precisará dele para entrar em contato com sua operadora e solicitar o bloqueio. Com o IMEI bloqueado o aparelho se torna nada mais que um peso de papel. Para descobrir o IMEI do seu aparelho digite #06# no teclado do celular.

Já os telefones das operadoras nas quais você deve entrar em contato são os seguintes:

Claro – 1052
TIM – 1056 ou *144
Oi – 1057 ou *144
Vivo – 1058 ou *8486

Não se esqueça de solicitar também a operadora o bloqueio da sua linha, até que tenha disponibilidade de ir até uma loja e solicitar um novo chip.

Faça um boletim de ocorrência

Apesar de muita gente achar que “não vai dar em nada”, é muito importante registrar um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima. Esta também é uma forma de se resguardar quanto a possíveis golpes.

Informe aos bancos nos quais você tem conta

Entre em contato com as instituições financeiras nas quais você tem conta ativa e informe sobre o roubo do aparelho. Desta forma a instituição pode providenciar o bloqueio de operações realizadas através do aplicativo que o criminoso tente fazer.

Alerte parentes e amigos mais próximos

É bem provável que, se o criminoso conseguir acesso à sua lista de contatos, tentará enviar mensagens falsas solicitando dinheiro. Informe as pessoas de que seu aparelho foi roubado para quem ninguém transfira qualquer valor.

Apague todos os dados de forma remota

Tanto celulares Android quanto iPhones possuem recursos que permitem apagar todos os dados de forma remota. Utilize desta ferramenta para formatar seu aparelho de forma remota.

Veja também: Como fazer a bateria do celular durar mais

Use o serviço de rastreio do aparelho, mas não vá até o local sozinho

É possível utilizar o serviço de rastreamento do seu celular para saber a localização. Mas se o celular for roubado, jamais vá até o local desacompanhado. Avise a polícia e deixe para que profissionais cuidem do caso.

Dicas para manter a segurança se o celular for roubado

Dicas do que fazer quando o celular for roubado
  • Utilize o menor tempo possível para bloquear a tela. Algumas pessoas podem ficar chato ter que digitar a senha para desbloquear a tela o tempo todo, mas é para o bem da sua segurança.
  • Mantenha todos os aplicativos e sistema operacional sempre atualizado.
  • Não utilize a mesma senha em todos os serviços (principalmente bancos). Caso tenha dificuldade em memorizar senhas, utilize um gerenciador como o 1Password ou LastPass.
  • Sempre que estiver disponível, utilize a verificação em dois fatores nos aplicativos.
  • Coloque um pin no chip do celular. Desta forma, caso o aparelho seja reiniciado ou então se o chip for colocado em outro aparelho, será solicitada uma senha de quatro dígitos. (Veja como colocar senha no chip do celular)
  • Não anote senhas ou outras informações sensíveis em blocos de notas ou aplicativos semelhantes de celular.
  • Procure também não usar o recurso de lembrar ou salvar senhas que está disponível nos navegadores.

Caso tenha prejuízos com instituições financeiras se o celular for roubado, procure o banco para tentar o ressarcimento dos valores. Caso enfrente dificuldades para resolver o problema, procure seus direitos junto ao Procon e Banco Central.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *