Diversos
Como encontrar ofertas de verdade na Black Friday
Já virou uma tradição também no Brasil. Aproveitar as ofertas de verdade na Black Friday durante o mês de Novembro. Esta já uma das datas mais esperadas pelo comércio e em alguns casos, supera até as vendas do Natal.
Por aqui é possível encontrar algumas promoções boas, mas elas ficam bem longe das promoções praticadas no exterior. Por isso, ser organizado para aproveitar o que realmente tem desconto por aqui é fundamental.
Como fazer para encontrar ofertas de verdade na Black Friday?
Se você já está pensando comprar algum item, seja uma TV, um celular ou qualquer outro produto, fazer uma lista e o acompanhamento de preços é fundamental. Na internet é possível encontrar várias extensões para o Chrome que fazem este acompanhamento.
Ao acompanhar os preços antes da Black Friday em si, é possível perceber se a loja aumentou demasiadamente o preço do item a ponto de dizer que está oferecendo um desconto muito grande na data. É o que costumam dizer que é a “metade do dobro”. E acredite ou não, isso acontece demais, até hoje.
Por isso, faça a sua lista, crie um acompanhamento de preços e veja no dia se está realmente fazendo um bom negócio ou não.
Dicas para aproveitar melhor as promoções da Black Friday e comprar com segurança
Os preços na internet costumam ser mais baixos
Lojas físicas costumam preparar algumas promoções boas, mas em muitas vezes o mesmo produto está mais barato na loja online. Faça uma pesquisa de preços em sites como o Buscapé ou Promobit. Eles ajudam bastante a encontrar boas ofertas, principalmente nestas datas.
Desconfie de sites não muito conhecidos
Se achar um preço interessante em algum site sem muita expressão, faça uma pesquisa sobre ele antes. Procure por reclamações em páginas no Facebook ou no Reclame Aqui e caso ainda fique na dúvida, é melhor não comprar. Dê preferência a lojas online já estabelecidas no mercado e que oferecem garantia de compra.
Desconfie de preços absurdamente baixos
Procuramos ofertas de verdade na Black Friday e muitas vezes conseguimos encontrar, mas pode acontecer de vermos preços absurdamente baratos em alguns itens, como por exemplo um iphone, de modelo recente, custando em torno de R$2000 reais. Por mais que seja Black Friday, será praticamente impossível encontrar um iphone dos modelos mais novos por este preço.
Se você encontrou este valor em alguma loja online ou Instagram, desconfie e não envie dinheiro algum pois a chance de ser golpe é bem grande.
O prazo para entrega pode ser um pouco maior…
Geralmente durante este período as lojas pedem um prazo maior para realizar as entregas devido a demanda. Então, se deseja um produto com determinada urgência, veja antes de realizar a compra se poderá aguardar o prazo de entrega, pois caso precise cancelar o pedido depois, poderá demorar para reaver o valor pago.
Guarde todos os protocolos, conversas, etc.
Caso tenha problemas com a sua compra e precise entrar em contato com o lojista, procure documentar tudo. Guarde protocolos, mensagens trocadas, notas fiscais. Caso tenha algum problema no futuro e precise de ajuda de meios legais, quanto mais documentação possuir em mãos, melhor.
Não compre por impulso!
A Black Friday geralmente desperta o lado consumista que existe dentro da gente, mas é bom manter os pés no chão. Ainda mais em tempos de crise. Comprar por impulso, só porque “está barato” pode causar sérios arrependimentos depois.
Conheça seus direitos
Compras realizadas pela internet podem ser devolvidas em até sete dias após o recebimento, caso você se arrependa da compra. É importante salientar que a embalagem deve estar intacta. Já as compras realizadas em lojas físicas, as trocas são somente obrigatórias em caso de defeito do produto.
Conclusão
A melhor maneira para encontrar ofertas de verdade na Black Friday é pesquisando. Mas não só pesquisando no dia do evento e sim antes, para se ter ideia dos preços e ter a certeza de que não estão vendendo o produto pela “metade do dobro”.
Veja também: Como economizar dinheiro, mesmo ganhando pouco.