O Rio Bilhete Único Intermunicipal foi criado para facilitar a vida do trabalhador que pega ônibus intermunicipal todos os dias, trazendo assim a possibilidade de uma pequena economia na tarifa de transporte.
Como funciona o Rio Bilhete Único Intermunicipal

Quem usa o Rio Bilhete Único Intermunicipal pode usar mais de um transporte dentro de um período de tempo, pagando uma tarifa reduzida.
O usuário tem um prazo máximo de três horas para a realização da integração. Já este intervalo entre as viagens, quando se tratam de ida e volta, devem ter um intervalo mínimo de uma hora. Além disso, o usuário que concordar com os termos de uso, deve seguir as seguintes regras:
- Não pode utilizar o cartão duas vezes seguidas no mesmo transporte, ou seja, passar o cartão para você e para outra pessoa em seguida. Desta forma você não terá direito ao benefício.
- O cartão é pessoal e intransferível e só pode ter um cadastrado por CPF. Emprestar o cartão a terceiros constitui fraude.
- A tarifa não se aplica aos ônibus do tipo “frescão” e também ao VLT. Nestes serão cobrados o valor integral da passagem.
Onde é válida a tarifa do Rio Bilhete Único Intermunicipal?
A tarifa reduzida do Bilhete Único é válida nas viagens entre os seguintes municípios do estado:
Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimirim, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Magé, Mangaratiba, Maricá, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Paracambi, Queimados, Rio de Janeiro, São Gonçalo, São João de Meriti, Seropédica, Tanguá.
Como adquirir o cartão e fazer o cadastro
O interessado em adquirir o Rio Bilhete Único Intermunicipal deve procurar uma loja RioCard, um ponto de cadastramento ou então fazer o pedido pelo site.
- Cadastros no ponto de cadastramento: O cartão é associado ao CPF do titular no ato da compra e a habilitação ocorrerá em até 48 horas após o cadastro;
- Cadastros na loja Rio Card: O cartão também é associado no ato da compra e a habilitação acontece em até 48 horas após o cadastro;
Para realizar o cadastro o interessado deverá apresentar um comprovante de residência em nome do próprio, além de um documento de identidade oficial e CPF.
Veja também: Bilhete Único Carioca
Onde fazer a recarga?
A recarga do seu cartão pode ser feita nas lojas RioCard, através do site, máquinas de recarga e em pontos credenciados.
Por fim, vale reforçar que o Rio Bilhete Único Intermunicipal só pode ser usado por pessoas com renda mensal de no máximo R$5.839,45.
11 comments