Quando devo trocar a escova de dentes?

Você sabe quando precisa trocar a escova de dentes? Se a sua resposta foi não, pode ficar tranquilo que não está sozinho nesta dúvida.



É possível perder a conta de pessoas que pensam que uma escova de dentes tem durabilidade eterna. Que só precisa ser substituída quando as cerdas se desgastaram demais ou então quando ela está literalmente caindo aos pedaços.

Se pensa desta forma, vai se surpreender quando ficar sabendo que talvez você precise trocar a escova de dentes hoje mesmo! Saiba mais nas próximas linhas.

Quando preciso trocar a escova de dentes?

Quando preciso trocar a escova de dentes


Preparado para uma resposta? Você precisa trocar a escova de dentes a cada três meses! Isso mesmo! Mesmo que elas pareçam estar perfeitas ou novinhas em folha, após este período elas perdem totalmente a eficiência.

Após este período, a escova passa a ter as cerdas extremamente desgastadas, o que compromete a limpeza dos dentes e da gengiva, fica mais difícil remover a placa bacteriana, dentre outras complicações.

O que acontece quando se demora a trocar a escova de dentes?

Ela perde a sua principal funcionalidade que é remover placas e sujeira durante a escovação. Quando este trabalho não é bem feito, aumenta-se o risco de se desenvolver doenças como gengivite, mau hálito e desenvolver cáries. Também não dá para descartar

Escovas elétricas também precisam ser trocadas a cada três meses?

Sim. As “cabeças” das escovas devem ser trocadas de três em três meses pois as cerdas também sofrem desgaste, assim como nas escovas comuns.

É aconselhável também trocar as escovas de dentes sempre após episódios de gripes ou outras doenças infecto-contagiosas.

Leia também: Como usar o fio dental corretamente.

Outros cuidados que você deve ter com sua escova de dentes:

  • Evite fazer muita força na hora de escovar os dentes. A força não implica em uma maior limpeza. Caso esteja com alguma dificuldade, peça orientação ao seu dentista;
  • Sempre limpe bem sua escova após o uso, removendo os resíduos de pasta de dente;
  • Deixe secar e guarde sempre na posição vertical.

Veja: Os benefícios do chocolate amargo para a saúde.

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.