Como acabar com a retenção de líquido no corpo

Acabar com a retenção de líquido no corpo traz uma série de vantagens. Primeiro, você não vai se sentir inchada e vai ver seus números na balança diminuírem.

Muitas vezes, quando uma pessoa perde muitos quilos nas primeiras semanas de dieta, é justamente o excesso de líquido que ela está eliminando. É possível eliminar este “problema” com apenas algumas atitudes. Não há nada muito complicado e nas próximas linhas você vai entender.

O que é e como acabar com a retenção de líquido no corpo

Retenção de líquido nada mais é que o acúmulo excessivo de fluídos no organismo. Isto acontece quando estes fluídos não são eliminados corretamente.


Muitas mulheres sofrem com a retenção de líquidos durante os períodos menstruais ou então na gravidez. Na grande maioria destes casos, não é nada grave. Mas, se o inchaço persistir por muito tempo e ocorrer juntamente com outros sintomas, deve ser investigado.

Pode ser um sintoma de doença renal, doença cardíaca ou então até outro problema mais grave. Neste caso, deve-se sempre consultar um médico qualificado para melhor tratamento do problema.

Dicas para acabar com a retenção de líquido

Como acabar com a retenção de líquido no corpo
A banana é um alimento rico em potássio, importante mineral para evitar o acúmulo de líquido no organismo.

Agora, se você já fez exames e viu que seu caso não é resultado de nenhuma doença grave, pode utilizar algumas destas dicas para acabar com a retenção de líquido.

  • Diminuir drasticamente o consumo de sal: Isto inclui também o sódio encontrado nos alimentos. Você sabia que alimentos processados tem uma grande quantidade de sódio? Pratos prontos como lasanhas congeladas geralmente possui uma quantidade de sódio muito maior do que a indicada para consumo diário. Procure também temperar seus pratos com ervas diversas. Você sentirá cada vez menos necessidade de sal e nada de deixar o saleiro na mesa também.
  • Consuma mais alimentos que são ricos em potássio: O potássio é um mineral importante que trabalha exatamente para eliminar o excesso de sódio do corpo através da urina. Desta forma, além de acabar com a retenção de líquido, reduz a pressão arterial. Alguns alimentos ricos em potássio são a banana, tomate e abacate.
  • Beba mais água durante o dia: É importante manter-se hidratado o tempo todo. Se você não tem o hábito de tomar água durante o dia ou então fica difícil procurar água no trabalho. Deixe sempre uma garrafinha na sua mesa de trabalho ou estudo e vá bebendo aos poucos.
  • Evite o consumo excessivo de carboidratos “ruins”: Açúcar, bolos, biscoitos, pães e outros carboidratos densos elevam a insulina do sangue. Quando isso acontece, além de reter gordura, você também passa a reter mais sódio no organismo. Desta forma, você acaba ficando mais inchada. Ao iniciar uma dieta pobre em carboidratos, é natural que este inchaço desapareça dentro de algumas semanas.

Você possui mais alguma dica para acabar com a retenção de líquido no corpo? Compartilhe conosco na área de comentários.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.