Como doar sangue

Doar sangue pode salvar muitas vidas. Não é de hoje que todos os dias podemos ver apelos de vários centros solicitando que brasileiros se tornem doadores de sangue. O estoque nunca está suficiente e você nunca sabe o dia de amanhã. Infelizmente, aqui no Brasil, ainda não existe este “habito” de ser um constante doador de sangue.



Não que doar uma única vez, não ajude. Muito pelo contrário! Mas o ideal é que os brasileiros fizeram ao menos uma doação de sangue por ano.

O que fazer para doar sangue

O que fazer para doar sangue

Para ser um doador de sangue, você precisa ter entre 18 e 65 anos, estar em boas condições de saúde, pesar mais de 50 quilos e não ser portador de nenhuma moléstia grave.


Só não podem doar sangue as pessoas que tiveram diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade, sejam usuários de drogas, mulheres que estejam grávidas ou em período de amamentação, pessoas que sejam portadoras de doenças transmissíveis como AIDS, hepatite, sífilis, doença de chagas, e algumas outras.

Para fazer sua doação de sangue, procure o hemocentro da sua cidade. Em algumas cidades, como Curitiba, pessoas que são doadoras de sangue possuem alguns benefícios como meia-entrada em alguns eventos culturais. Resumindo:  além de salvar vidas, você também pode acabar economizando para aproveitar a vida.

Vale a pena separar um tempinho durante o ano para ajudar quem mais precisa. Hoje, você pode estar salvando alguém, mas já pensou se no futuro você venha a precisar de sangue?

Os estoques ficam ainda mais baixos em datas especiais como os feriados de carnaval, natal, páscoa e outros feriados mais prolongados, por isso é muito importante não deixar pra depois. Quem doa sangue também pode conseguir descontos e alguns benefícios em determinados eventos. Isto é mais um incentivo para você separar um tempinho no seu ano para fazer o bem.

Leia também: Os benefícios da vacina da gripe

Deixe um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.