Como montar um home office

A cada dia que passa, mais profissionais passam a montar um home office para trabalhar. Muitas empresas já chegaram a conclusão que em alguns casos, vale mais a pena deixar o funcionário trabalhando em casa do que na sede da empresa.

Para se trabalhar em casa, é necessário fazer algumas adaptações. O ambiente deve ser livre de distrações que possam reduzir a produtividade.

Quem precisa receber clientes, deve ter uma atenção a mais. É necessário ter um ambiente propício para reuniões. Afinal, você não vai querer receber seu futuro cliente em uma sala desordenada, cheia de brinquedos ou então na cozinha.

Dicas para montar um home office

Como montar um home office

Neste post, eu separei algumas dicas que me ajudaram a montar o meu próprio home office. Acredito que elas também podem ser úteis para você. Mas lembre-se, adapte tudo para as suas necessidades.

Para o meu trabalho de redadora, funciona bem. Mas para quem trabalha com artesanato, por exemplo, pode não ser bom.

Procure não montar o home office no mesmo local onde você dorme

Montar o home office no mesmo local onde você descansa pode não ser uma boa. Você estará cercado de distrações, já que sua cama estará lá, te chamando durante todo o dia e também ficará mais difícil se desligar do trabalho. Mas é claro que se o único espaço que você tem para trabalhar fica no seu quarto, será necessário ter ainda mais disciplina.

Faça uma lista de todo material que precisa para realizar o seu trabalho


Procure fazer uma lista de todo equipamento e material de escritório que você vai precisar. Assim, se no meio do trabalho você notar que está sem tinta para impressora ou papel, não vai precisar interromper seu expediente para ir até a papelaria mais próxima.

Compre a melhor cadeira e a melhor mesa que puder

Invista em uma boa mesa e uma boa cadeira. O profissional passará boa parte do seu dia usando estes equipamentos e ninguém quer prejudicar a saúde. Para quem gosta de trabalhar em pé, talvez seja bom investir em uma “standing desk“.

Use uma linha de telefone exclusiva para o seu trabalho

É muito importante separar trabalho de família. Seja linha fixa ou de celular, tenha um número para assuntos profissionais e outro para assuntos particulares e de família. Desta forma também é possível “desligar” o número quando não estiver trabalhando. Também não vai correr o risco de mandar “mensagens fofinhas” para algum contato profissional.

Faça pequenos intervalos e estipule horários

O fato de trabalhar em casa não significa que deve trabalhar 24 horas por dia. Defina horários e siga-os à risca. Também procure fazer intervalos pré-determinados, uma vez que ninguém consegue manter o foco por longos períodos.

Converse com a sua família

Interrupções. Este é um dos principais problemas de quem trabalha em casa. É importante conversar com quem mora na mesma casa e explicar que está em horário de trabalho. Não é porque está em casa que pode atender um telefonema ou então papear sobre qualquer assunto aleatório que está passando na TV.

Este é uma das tarefas mais difíceis para quem adota home office. Quem está em casa, acha que só porque você está ali, está disponível o tempo todo e isso não é bem assim. Converse uma, duas, três, quantas vezes forem necessárias.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.