Como solicitar a aposentadoria por invalidez

A aposentadoria por invalidez é um benefício da Previdência Social que é pago aos trabalhadores que ficam impossibilitados de exercer suas atividades de trabalho por conta de doença ou acidente grave.

Pode receber o benefício o trabalhador que já tenha ao menos doze contribuições mensais e o valor da aposentadoria equivale a 100% do salário do benefício. Caso o segurado se torne inválido para o trabalho por conta de acidente, não é exigido o período de carência, mas este deve obrigatoriamente ter inscrição na Previdência Social.

Como solicitar o benefício da aposentadoria por invalidez

O primeiro passo é agendar uma perícia médica através do telefone 135 ou no site da Previdência Social em www.previdencia.gov.br.

Como solicitar a aposentadoria por invalidez

Quais os documentos necessários para solicitar o benefício:

  • Número de inscrição do trabalhador (PIS/PASEP) ou número de inscrição do contribuinte facultativo;
  • Atestado médico, exames, laudos e quaisquer outros documentos que comprovem a incapacidade para o trabalho;
  • Documento de identidade oficial com foto (RG, Carteira de Trabalho, Habilitação);
  • CPF.

Se necessário, poderão ser solicitados mais documentos que comprovem a situação do beneficiário.

Mesmo assim, em alguns casos, o benefício pode não ser concedido. Nesta situação é comum que o trabalhador, dentro dos seus direitos, precise acionar a justiça. Os processos são lentos e demorados, mas pode ser a única forma de receber uma renda enquanto se está impossibilitado de trabalhar.

Aqueles que tiverem o benefício concedido, deverão a cada dois anos, realizar uma nova perícia médica para confirmar que ainda continuam incapazes para o trabalho. Ao não comparecer para a perícia, o benefício poderá ser suspenso.

Reforma da Previdência

A Reforma da Previdência trará mudanças significativas para a concessão do benefício de aposentadoria por invalidez. Quando as novas regras entrarem em vigor, estaremos informando aqui no site as novas regras e novos procedimentos.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.