Dicas para estudar melhor

Entra ano, sai ano e você sempre promete que vai organizar melhor a sua rotina de estudos. Quando se quer ter um bom resultado seja na escola, na faculdade ou em um curso de especialização, é essencial ter um bom plano de estudos para não se enrolar e ganhar maior produtividade nos estudos. Deve-se sempre procurar estudar melhor e também de maneira mais eficiente.

Neste post, traremos algumas dicas que podem te ajudar a estudar melhor e conseguir melhores resultados. Eu já fui estudante e garanto que organização é fundamental!

Dicas para estudar melhor

O que você pode fazer para estudar melhor:

São pequenos hábitos que podemos adquirir aos poucos. O importante é encontrar o equilíbrio entre eles e encontrar o que funciona melhor dentro do seu plano de estudos.

Faça anotações à mão

Você sabia que escrever facilita um monte na hora de memorizar suas notas? Eu sempre gostei de escrever. Faça anotações durante a sua aula e na hora da sua revisão organize-as em seu computador ou à mão mesmo. Só de fazer este procedimento, ficará muito mais fácil guardar as informações em sua mente.

Faça resumos

Além das suas anotações de aulas, faça resumos das suas matérias. É também uma ótima maneira de memorizar as informações necessárias.

Estude em grupo


Estudar em grupo pode ajudar muito principalmente naquela matéria na qual você tem mais dificuldade. Um colega pode tirar aquela dúvida que tanto te atrapalha e você também pode ajudar aos outros ensinando o que sabe.

Evite distrações no seu ambiente de estudo

Se você se distrai facilmente, evite tudo que pode tirar a sua atenção no seu ambiente de estudos. Distrações levam sua produtividade para zero.

Use uma agenda para se organizar

Não importa se você usa uma agenda online ou uma agenda de papel. Ela é fundamental para que você organize seus estudos, datas de provas, datas para entregas de trabalhos, etc.

Não adianta estudar só na véspera

Use a véspera para fazer pequenas revisões ou relaxar. Não adianta querer estudar a matéria de um semestre inteiro em apenas algumas horas. Você não irá aprender nada e ainda se sentirá mal no dia seguinte.

Estude sim, mas também reserve horas para a diversão

É importante manter um calendário regular de estudos, mas reserve sempre algumas horas para se divertir, seja saindo com os amigos, lendo um livro, assistindo um filme. Relaxar a mente também é importante para que você possa assimilar bem a sua matéria.

Seguindo algumas destas dicas, é bem provável que o seu fluxo de estudo funcione bem melhor. Você tem mais alguma dica para estudar melhor? Compartilhe conosco na área de comentários.

1 comentário em “Dicas para estudar melhor”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.