Diversos
Como fazer a inscrição no FIES
Quem precisa fazer a inscrição no FIES deve ficar atento aos prazos e documentação necessária para não perder a chance de conseguir um financiamento de juros baixos para os seus estudos.
O que é o FIES?
O FIES é o Fundo de Financiamento Estudantil, um programa do Ministério da Educação que colabora para a financiar os estudos de graduação de cidadãos brasileiros. Os estudantes brasileiros que estão matriculados em cursos de graduação superiores podem solicitar o FIES. É necessário que o curso também tenha avaliação positiva conduzida pelo MEC.
Ainda para solicitar o financiamento é necessário que o estudante tenha participado do ENEM, tenha obtido nota superior ou igual a 450 pontos e nota superior a zero na redação.
O que é necessário para fazer a inscrição no FIES?
Além de ter prestado o ENEM a partir de 2010, é necessário que a renda familiar bruta do candidato seja de até 3 (três salários mínimos). Já quem deseja concorrer exclusivamente ao P-Fies, pode ter uma renda bruta familiar entre três e cinco salários mínimos.
Como e quando realizar a inscrição no FIES
A inscrição no FIES é sempre realizada no início do ano. Portanto, se tem interesse em fazer parte do programa, fique de olho na liberação dos editais.
Todo o processo de inscrição é realizado pela internet. O interessado deve acessar o site oficial do FIES e procurar pela opção “Minha Inscrição”. Em seguida, procure pela opção “Primeiro Acesso”.
Informando o CPF e a data de nascimento, o sistema já localizará se houve registro de exame do ENEM, caso positivo, será solicitada a criação de uma senha e o usuário também deverá informar um e-mail válido. Guarde a senha em um local seguro pois ela será necessária para acessos posteriores.
Após o cadastro, não deixe de fazer a verificação do e-mail. É necessário abrir a mensagem que foi enviada pelo sistema e clicar no link da mensagem para ativação de cadastro.
O próximo passo é informar os dados pessoais e também o dos componentes do grupo familiar. É obrigatório informar o CPF de todos os membros do grupo familiar com idade superior a 14 anos.
É necessário ter atenção ao preencher todos os campos e informar todos os dados corretamente. Haverá verificação de tudo que for informado pelo candidato.
Fui aprovado no FIES e agora?
Após o resultado e a aprovação o candidato deve comparecer à CPSA para validar as informações em até cinco dias. Posteriormente, comparecer a um agente financeiro em até dias úteis após a validação das informações para formalização do financiamento.
O candidato deve apresentar todos os documentos comprobatórios da sua situação financeira como RG, CPF e comprovantes de renda de todos os membros da família.
Veja também: Dicas para estudar melhor.