Como estudar para o ENEM

Estudar para o ENEM é uma tarefa que exige planejamento e preparo. O aluno deve ser organizado acima de tudo. Sem um plano de estudos definido, não há como ter sucesso no exame.

Em primeiro lugar, o estudante deve dar mais ênfase nas matérias em que tem mais dificuldade. Repetir exercícios constantemente até alcançar a perfeição também pode ser uma boa estratégia para conseguir melhores resultados.


A concorrência no ENEM também só aumenta, uma vez que não só estudantes do ensino médio fazem a prova, mas também muitas pessoas que já deixaram os estudos. Elas procuram se inscrever para o exame para conseguir novas oportunidades de conhecimento e posteriormente, profissionais.

Como estudar para o ENEM

Como estudar para o ENEM

O ENEM é uma prova cansativa e longa. Estudar para o ENEM é uma maratona, mas a prova também. São dois dias de exame em que o candidato deve estar concentrado e focado. A redação se torna sempre o assunto principal após a prova pois não há como saber através de um gabarito se o estudante foi mal ou bem. É uma angústia sem fim até o dia da divulgação das notas.

O que você pode fazer para estudar para o ENEM da melhor forma:

  • Procurar fazer o máximo de simulados possíveis: Muitas escolas e cursos oferecem simulados do ENEM que são ótimas oportunidades para você aprender a administrar melhor o tempo e ver quais serão as suas maiores dificuldades na prova.
  • Faça o download de provas anteriores: No site oficial do ENEM é possível fazer o download de provas dos anos anteriores e seus respectivos gabaritos. Ao fazer os exercícios, tente usar o mesmo tempo de duração das provas do ENEM. Acesse o site oficial através do endereço: http://enem.inep.gov.br.
  • Redação requer prática. Sendo assim, escreva o maior número de textos possíveis. Sempre seguindo o mesmo padrão do ENEM.
  • Estude em grupo: Estudar em grupo pode ser bom em algumas situações pode ser muito produtivo pois os colegas podem lhe ajudar nas principais dúvidas e vice versa.
  • Leia jornais, revistas de notícias atuais e assista telejornais: O estudante que pretende fazer a prova do ENEM deve estar por dentro das atualidades. Muitas situações do mundo podem se tornar principalmente tema de questões e da redação.
  • Não adianta estudar muito na véspera: Use a véspera da prova para relaxar e descontrair. Se você não aprendeu determinada matéria até a véspera da prova, não irá aprender em 24 horas.

No dia da prova…

Não deixe de fazer suas refeições e leve água e um lanche para a prova. Se dirija para o local da prova com antecedência para evitar contratempos e boa sorte!

3 comentários em “Como estudar para o ENEM”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.