Como testar a velocidade da internet

Quer saber como testar a velocidade da internet que chega na sua casa ou trabalho? Neste post mostraremos ferramentas que podem te ajudar com esta tarefa!



Infelizmente no Brasil ainda não temos uma internet de boa qualidade. Tanto eu quanto amigos já brigamos muito com as operadoras para conseguir ter em casa pelo menos o que pagamos. Só que o serviço ainda é sofrível e em muitos casos, há a necessidade até de se entrar na justiça para conseguir os seus direitos, uma pena.

Como medir a velocidade da internet

Speedtest – O preferido de muitos para medir a velocidade da internet.

Por isso, é muito importante sempre ficar de olho na velocidade da internet que chega na sua casa ou trabalho. Eu pelo menos verifico uma vez por dia para saber como está o serviço. Se noto qualquer instabilidade, anoto a data e hora e entro em contato com a operadora para gerar um protocolo. É trabalhoso? É! Mas assim, tenho provas (protocolos) de que fiquei sem o serviço e posso cobrar da empresa pelos dias em que fiquei sem o serviço. Porque na hora de cobrar a mensalidade, as empresas cobram ela sempre no dia correto e como o serviço estivesse perfeito. Mas todos sabemos que isto não acontece. Digo, a parte do serviço perfeito.


Mas, como acompanhar a velocidade da internet diariamente?

É bem simples. Você pode usar alguns sites que fazem testes com a sua conexão e ir guardando estes dados. Anote, tire “print screens” e corra atrás dos seus direitos. Se muita gente reclamar, é possível ao menos fazer com o que serviço melhore o mínimo possível.

Sites que eu uso para medir a velocidade da internet:

– Speedtest: www.speedtest.net
– Medidor de velocidade COPEL: speedtest.copel.net
– Velocímetro RJNET: www.rjnet.com.br/1velocimetro.php

O meu favorito é o primeiro, Speedtest. Mas geralmente para ter certeza do teste, acabo usando um dos outros links também para ter mais certeza ainda da velocidade.

Leia também: Como assistir novela pela internet

Conhece mais algum site que poderia ser adicionado a esta lista? Deixe o link na área de comentários!

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.