Como tirar o EEA Family Permit

O EEA Family Permit é um documento (uma espécie de visto) emitido pela UK Border Agency. Ele permite a dependentes familiares (como esposa, marido, relação estável, filho) de cidadãos de países da União Europeia a entrar no Reino Unido legalmente, podendo até trabalhar.

Atualmente o EEA Family Permit tem a validade de seis meses. Caso o detentor precise ficar mais tempo no Reino Unido, deverá então solicitar durante a sua estadia o residence card. Este lhe permite ficar no UK por mais cinco anos.

Documentos que você precisa para solicitar o EEA Family Permit

Na página oficial da UK Border Agency, você encontra todas as informações necessárias para fazer a sua aplicação de visto, mas basicamente você irá precisar do seguinte:

EEA Family Permit
Se tudo der certo, o passaporte do requerente volta com o “Entry Clearance” colado em uma das páginas.
  • Passaporte original do cidadão europeu. O site da Border Agency diz que uma cópia autenticada pelo consulado serve, mas eu acho mais válido enviar o original. Pelo menos foi o que fiz.
  • Se for caso de relacionamento estável: Deverá enviar o máximo de provas que a relação já existe há mais de dois anos. Eu enviei contas de telefone, luz, condomínio, provando que morávamos há muito tempo no mesmo endereço. Se tiver fotos, comprovantes de viagens juntos, também é válido anexar.
  • Declaração de união estável registrada em cartório, deverá ser traduzida por um tradutor juramentado para o inglês.
  • Se forem casados, a certidão de casamento com tradução juramentada deverá ser enviada. Se o casamento for recente, envie também documentos que provam a relação de vocês por mais de dois anos.
  • Uma carta do cidadão europeu explicando que você estará viajando junto ou que seu marido/esposa/namorado (a) estará encontrando com você no Reino Unido.
  • O formulário referente ao pedido do EEA Family Permit preenchido, em inglês. Em alguns casos, este formulário poderá ser preenchido online.
  • Passaporte original do requerente também deverá ser enviado.

Como enviar todos estes documentos?

Todos os documentos enviados devem ter originais e cópias inclusas. Quem mora no RJ deverá agendar a ida à WorldBridge para fazer a entrega dos documentos. Se você não mora no RJ, acesse o site https://www.visainfoservices.com para saber como proceder para enviar os documentos.

Lembre-se: Forneça apenas informações verdadeiras na sua aplicação. Não adianta mentir pois uma hora ou outra o UK descobre a fraude e você corre o risco de ficar até 10 anos sem poder entrar no país.

Veja também: Como tirar Cidadania Portuguesa

8 Comentários


  1. Olá.
    Estou organizando a documentação para o EEA e gostaria de saber se pode me ajudar.
    Me casei no mês passado mas já temos um relacionamento estável a 5 anos. Vou enviar comprovantes do relacionamento e também emails, cartas, extrato bancário, escrituras e contratos de imóveis e veículos e gostaria de saber se todos esses documentos precisam ser traduzidos para o inglês…e se devem ser juramentados ou legalizados em algum lugar.
    Se puder ajudar ficarei muito grata.
    Abraço
    Priscila

    • Olá Priscila, quando enviei meus documentos, eu procurei traduzir o máximo de documentos possíveis. Procurei uma tradutora juramentada na minha cidade e geralmente eles cobram por lauda. Mas, nesse caso, vale a pena.

  2. Caro O GENÉRICO, o vosso site é d+. Estou com uma dúvida. Sou casado com uma portuguesa(ainda não pedi minha nacionalidade…sim por desleixo) e pretendemos ir para UK em janeiro próximo. Ela indo com os filhos e terá como principal fonte de renda os benefícios sociais. Isso afetaria em um possível EEEA?

    • Depende do caso. Deve fornecer todas as informações ao Home Office. A pessoa tem que comprovar que tem uma renda que a permita viver no UK sem solicitar benefícios do governo.

  3. boa noite ,e o seguinte minha mãe mora em londrês, e casada com um português que mora em londrês a mais de 25 anos, eles casaram dia 21 /01/2014,minha mae esta com o documento que dar direito a ela de ficar 5 anos, pois bem,ela quer que eu more com ela em londrês ,e ela quem me sustenta,estou desempregada,ela que dar entrada no visto eea family permit pra mim, tenho 26 anos, sera que tenho direito a esse visto,pois quem tem 21 anos,gostaria que alguem mem orientase,alguma empresa

    • Peça para sua mãe procurar o Home Office para mais orientações.

  4. Você teria um modelo dessa carta que o cidadão europeu deve fazer?

    • Olá Carmen, infelizmente não tenho um modelo. Mas não precisa ser uma coisa muito formal. Basta explicar (em inglês) quando a pessoa irá se juntar ao cidadão europeu no Reino Unido.