O que é um comprovante de renda

Se você já tentou fazer um financiamento, abrir uma conta corrente em banco, solicitar um empréstimo, com certeza um dos documentos que estavam na listinha para serem apresentados é o tal do comprovante de renda.

Para fazer qualquer operação de crédito, você precisa de um documento que comprove o quanto você ganha mensalmente ou anualmente. É nessas horas que muitas pessoas não sabem o que apresentar. E com o aumento da informalidade no país, por conta da crise, o que fazer para comprovar o quanto você ganha? É esta dúvida que tentaremos esclarecer nas próximas linhas.

O que vem a ser um comprovante de renda?

Como o próprio nome diz, este é um documento que comprova o quanto você ganha mensalmente. Nele é discriminada toda a renda obtida com seu trabalho e também os descontos que foram realizados como INSS, Imposto de Renda e outros.

O que é um comprovante de renda - Contracheque
O contracheque é um comprovante de renda aceito para todas as operações de crédito.

Para comprar a sua renda mensal, pode-se usar um dos seguintes documentos:

  • Contracheque ou holerite – É o documento que você recebe mensalmente do seu empregador, onde consta o valor do seu salário e todos os descontos que você tem em folha. Geralmente é o documento preferencial das instituições financeiras pois ao mesmo tempo comprova que o trabalhador está vinculado a um emprego estável;
  • Extrato Bancário – Não é oficialmente considerado um comprovante de renda, porém algumas instituições aceitam os extratos de movimentação da conta corrente dos últimos três meses. Extratos de conta poupança não são aceitos como comprovantes de renda;
  • DECORE (Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos) – É um documento geralmente usado por autônomos e emitido por um contador para comprovar os ganhos mensais. Para que o contator emita este documento será necessário apresentar provas dos ganhos;
  • Declaração de Imposto de renda com recibo de entrega – A declaração de imposto de renda em muitos financiamentos pode ser aceita como comprovação de renda;
  • Carteira de Trabalho – Na carteira de trabalho é possível encontrar o valor do salário oferecido pelo empregador, sendo assim, dependendo da empresa onde você deseja conseguir crédito, ela poderá ser aceita como comprovação de renda. É importante também solicitar ao seu empregador a atualização dos valores caso haja mudanças no salário.

Algumas empresas podem aceitar extratos de cartão de crédito ou declarações da própria pessoa informando sua renda. Cada caso será analisado pela empresa onde você deseja obter crédito.

Se você não tem como comprovar renda, dificilmente terá crédito

Pessoas que trabalham informalmente, terão maiores dificuldades para conseguir um empréstimo ou financiamento justamente por não conseguirem comprovar a sua renda. É importante procurar se regularizar (Microempreendedor individual) ou então consultar um contador autorizado a emitir o DECORE, conforme mencionamos acima. Desconfie sempre de crédito muito fácil que não exige comprovante de renda.

2 comentários em “O que é um comprovante de renda”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.