Diversos
Como fazer para transferir o Título de Eleitor pela internet
Todo eleitor brasileiros agora pode transferir o Título de Eleitor pela internet. Por conta da crise sanitária, o atendimento presencial nos Cartórios Eleitorais foi suspenso e boa parte dos procedimentos passou a ser realizado de maneira online. Assim, a vida de muita gente ficou muito mais fácil.
O procedimento é bem rápido e simples e as alterações são processadas pelo Tribunal Superior Eleitoral em até 15 dias.
Como proceder para transferir o Título de Eleitor pela internet
Vale lembrar que para o procedimento seja realizado, o eleitor não tenha nenhum débito ou pendência junto ao TSE. Caso apresente alguma pendência, deverá resolvê-la antes de solicitar a transferência, do contrário, o procedimento não será realizado.
Documentos necessários para transferir o Título de Eleitor:
Será necessário ter estes documentos em versão digitalizada, para poderem ser enviados eletronicamente:
- RG ou outro documento de identidade oficial com foto
- CPF
- Comprovante de Residência
Para transferir o Título de Eleitor pela internet, siga com os seguintes passos:
- Acesse o site oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e clique na opção “Eleitor e Eleições”;
- Na coluna “Eleitor” que fica do lado esquerdo da tela, clique na opção “Título de Eleitor”;
- Em seguida, no campo “Como transferir seu Título”, clique em “Acesse a página do TítuloNet”;
- Role a página e encontre o link “Iniciar seu atendimento à distância”;
- Escolha a UF para a qual deseja atendimento, ou seja, o Estado onde pretende realizar a transferência do Título de Eleitor;
- Clique em “Próximo” e vá seguindo as orientações da tela. Na primeira, informe se tem o número do Título em mãos e os principais dados pessoais como nome, data de nascimento e filiação;
- Ao final do processo, será gerado um número de protocolo. Guarde-o em um local seguro. Com este número, acesse esta página para acompanhar o andamento do processo.
Cerca de 15 dias após a solicitação, caso o eleitor não tenha o número do protocolo em mãos poderá acessar o aplicativo e-Titulo e verificar se os dados foram atualizados. Se após este período encontrar inconsistências, será necessário entrar em contato com o Cartório Eleitoral.
Para encerrar, para transferir o Título de Eleitor, é preciso que o cidadão esteja há pelo menos três meses no novo endereço e que a última transferência de título tenha sido feita há pelo menos um ano. Se a mudança foi feita para o exterior, deve-se solicitar a transferência de domicílio eleitoral diretamente na embaixada brasileira situada no novo local de residência.