Como tirar o extrato do INSS para Imposto de Renda

Nesta postagem mostramos aos nossos leitores como tirar o extrato do INSS para Imposto de Renda. Ele é um documento essencial para quem precisa declarar os rendimentos recebidos durante o ano.

Se você é uma pessoa organizada, deve ir separando toda a documentação para declaração do Imposto de Renda durante o ano. Desta forma, o contribuinte preenche a declaração de maneira mais rápida, faz o envio no prazo e, se for o caso, recebe a restituição ainda nos primeiros lotes.

Veja como tirar o extrato do INSS para Imposto de Renda

O extrato do INSS é o único documento que comprova todos os rendimentos que o aposentado ou pensionista teve oriundos da Previdência Social.

Para emitir o documento, o beneficiário deve ter um cadastro Gov.BR para ter acesso ao Portal Meu INSS. Após realizar o cadastro, guarde a senha em local seguro, pois ela será necessária sempre que você precisar acessar os serviços da plataforma.

É também no Portal Meu INSS que o cadastrado pode consultar outras informações tais como:

  • Histórico de crédito de benefício
  • Extrato de Empréstimo Consignado
  • Mudar dados de contato
  • Realizar agendamentos e outros.

Para tirar o extrato do INSS com os rendimentos para o Imposto de Renda, siga os seguintes passos:


1 – Faça login no Portal Meu INSS. Se ainda não tiver cadastro, será necessário realizar o procedimento para o cadastro.

2 – Em seguida, no menu superior, clique na opção “Extratos/Certidões/Declarações” e em seguida escolha a opção “Extrato de Imposto de Renda”.

3 – Na próxima tela será mostrado o ano e o benefício encontrado. Selecione o ano do qual deseja o informe de rendimentos e em seguida clique no número do benefício logo abaixo.

4 – Na tela seguinte será exibido o extrato do INSS para Imposto de Renda. Caso deseje salvar o documento em seu computador, basta rolar a tela até o final e clicar na opção “Baixar PDF” para salvar o documento.

No documento o contribuinte encontra todos os valores pagos, assim como as somas que também foram descontadas na fonte. Só tome cuidado na hora de informá-las na declaração para não passar nenhum número errado. Caso haja alguma divergência, aumentam as suas chances de cair na malha fina.

Não se esqueça também de guardar toda a documentação caso seja necessário apresentar algo mais tarde. Mesmo assim, você pode tirar o extrato do INSS para Imposto de Renda quantas vezes quiser.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.