Dicas para encontrar um estágio

Seja na faculdade ou para quem faz o ensino médio técnico. Chega uma hora em que você precisa conseguir um estágio para colocar em prática o que aprende em sala de aula ou então, ficará impossibilitado de concluir o curso.

Eu passei por isso há muitos anos. Confesso que quando o professor falou que ao final do semestre teríamos que ter ao menos tantas horas de estágio eu fiquei desesperada. Nunca tinha procurado emprego na vida e não fazia a menor ideia do que vinha pela frente.

Mas, felizmente tudo deu certo e meu trabalho foi recompensado no fim. Consegui fazer o estágio, consegui me formar. O esforço foi muito grande, trabalhando e estudando durante boa parte do curso, mas nada como ver o resultado do seu esforço no final de tudo.

Portanto, se você está nesta fase de precisar encontrar um estágio a qualquer custo, saiba que, vagas existem e elas estão esperando os melhores candidatos.

Dicas para conseguir um estágio

Como conseguir um estágio

Não fique esperando uma vaga cair do céu

Muitos estudantes ficam esperando a vaga surgir do nada. É importante que você use as redes sociais ao seu favor, visite o centro de estágios da universidade ou do curso técnico, vá a feiras de carreira, veja os cadernos de empregos de jornais, cadastre-se em sites especializados em vagas de emprego e estágios e bata de porta em porta. Não há vergonha alguma em procurar empresas para deixar seu currículo e tentar uma entrevista.

Procure obter o máximo de conhecimento possível


Por mais que a faculdade tome muito seu tempo, procure tentar fazer cursos que podem complementar a sua graduação, inclusive os online. Você ter conhecimento em um determinado assunto que seu concorrente não tem, pode ser um diferencial na hora de ser contratado.

Faça um currículo honesto, simples e resumido

Não vai ser um currículo de dez páginas contando toda a sua vida que vai te fazer arrumar um estágio. Seja o mais breve possível e não invente. Não vá escrever que você é fluente em inglês quando nem consegue falar uma frase completa. A mentira é sempre descoberta.

Aceite (se possível) estágios não remunerados e trabalhos voluntários

Se surgir oportunidade de um estágio não remunerado e você tiver como arcar com as despesas, pode ser uma boa oportunidade para conseguir networking e experiência. Os contatos que você conseguir neste estágio, podem render boas ofertas no futuro.

E depois que você conseguir seu estágio…

Lembre-se que você está na empresa para colocar em prática o que aprende na sala de aula e para aprender mais ainda. Por isso é importante tirar dúvidas, perguntar, aprender a trabalhar em grupo. Extrair o máximo de informações que puder para se tornar um bom profissional na área.

Na empresa, se tiver oportunidade, visite também as outras áreas e mostre sempre interesse em saber como são os negócios. Um bom desempenho no estágio pode garantir um emprego após a graduação ou uma boa bagagem para sua carreira.

O trabalho duro pode trazer recompensas incríveis e o fato é que no estágio você vai adquirir um conhecimento que passa muito longe da sala de aula.

1 comentário em “Dicas para encontrar um estágio”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.